Paladin cria um ketchup vegan de beterraba sem lactose e sem glĂșten

Beetchup Paladin
Beetchup Paladin

A mais recente novidade da Paladin é um ketchup que deixa o tomate de lado e que tem como base beterraba. E jå foi nomeado para um prémio de inovação.

Vai ser na feira alimentar SIAL Innovation Paris (de 21 a 25 de Outubro) que a Paladin vai apresentar oficialmente o seu novo Beetchup, um ketchup que tem como base a beterraba.

Este novo molho da Paladin Ă© vegan estĂĄ ainda isento de lactose e glĂșten; alĂ©m disso tem um «baixo teor de gordura» e dispensa «aromas ou corantes artificiais», garante a marca portuguesa.

A Paladin jå lançou, este ano, alguns molhos inovadores no mercado, um deles criado depois de um passatempo (Molho à Tua Maneira) que desafiou os fãs a darem sugestÔes de novos sabores.

A vencedora foi Paula Lima, que deu a ideia do molho Ă  BulhĂŁo Pato. AlĂ©m deste, a Paladin criou ainda uma colecção de vinagretes com sabores a frutas como os de Manga, MaracujĂĄ ou PĂȘra Rocha.

Afinal, quais sĂŁo os ingredientes do Beetchup?

Como é habitual no TRENDY, tentamos sempre dar este tipo de informação sobre os produtos de que falamos. Desta vez tivemos de enviar um mail à Paladin para que nos mandasse os dados em falta.

Este nosso pedido tambĂ©m foi feito na sequĂȘncia de um comentĂĄrio de uma seguidora do TRENDY no Facebook, Renata Pinho que sublinhava o facto de o Beetchup ter «montes de açĂșcar, caramelo e ingredientes esquisitos», o que denotava uma crĂ­tica a este produto.

A Paladin decidiu responder directamente no nosso post do Facebook a Renata Pinho com a imagem do contra rótulo do Beetchup e com uma curta declarção: «Olå, Renata, nada de ingredientes esquisitos e, como o artigo menciona, não hå aromas ou corantes artificiais!».

Mas, entĂŁo, o que tem este Beetchup da Paladin? A lista de ingredientes Ă© clara: nĂŁo hĂĄ mesmo açĂșcares e caramelo, sendo o Ășnico adoçante presente os de frutas, como o da maçã, presente em purĂ©.

Depois hĂĄ tambĂ©m cenoura, especiarias, regulador de acidez (cĂ­trico) sal, vinagre; mas apenas 4% de beterraba, o que nĂŁo deixa de ser estranho e nos faz lembrar a quantidade irrisĂłria de sumo de figo da Índia apresenta numa ĂĄgua do Luso Sabores.

Agora, também não podemos dizer que não hå ingredientes esquisitos, como contraria a Paladin. Na lista temos modified starch (amido modificado), goma xantana (espessante) e sorbato de potåssio (conservante).

Destes, Ă© o amido modificado que poderĂĄ levantar algumas dĂșvidas, mas a verdade Ă© que Ă© um ingrediente muito usado em molhos, especialmente nos ketchups. O seu objectivo Ă© o de dar uma melhor estabilidade e uma melhor textura no produto final.

NĂŁo temos qualquer dedo a apontar a Paladin no que respeita aos ingredientes utilizados no Beetchup (apenas gostarĂ­amos de ver uma percentagem maior de beterraba): sĂŁo normalmente usados neste tipo de molhos e acreditamos serem perfeitamente inofensivos para a nossa dieta.

Declaração nutricional do Beetchup

Por 100 gramas, o Beetchup tem 103 calorias e, melhor que tudo, nĂŁo tem quaisquer tipos de gorduras, incluindo as saturadas. Os hidratos de carbono estĂŁo nas 24 gramas e os açĂșcares nos 21 (justificado pela fruta usada e nĂŁo por adoçantes adicionados).

Nas proteĂ­nas Ă© que hĂĄ uma pequena desilusĂŁo: apenas 1 grama por cada cem; contudo ficĂĄmos surpreendidos por apenas haver 1,6 gramas de sal.

Em jeito de conclusão, e ainda sem ter provado este Ketchup de beterraba, não temos nada que nos leve a desconfiar da presença de ingredientes duvidoso, pelo que a nossa primeira impressão é favoråvel a este novo produto.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrĂŁ tĂĄctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo PaĂ­s em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].