Valdo Gatti: conheça a nova pizzaria biológica de Lisboa com ingredientes italianos DOP

Valdo Gatti
Valdo Gatti

Fica no Bairro Alto e pode começar a ser um dos novos locais de peregrinação para os fãs das verdadeiras pizzas italianas. A Valdo Gatti combina produtos biológicos nacionais com italianos DOP.

De Portugal vêm as hortícolas, as ervas aromáticas, o sal e o azeite bio e de Itália chegam o tomate, a charcutaria, a mozarela de búfala DOP da zona de Campania, a farinha semi-integral da região de Veneto e os queijos.

Todos este ingredientes juntam-se na cozinha da nova pizzaria lisboeta Valdo Gatti e são misturados pelas mãos do maestro pizzaiolo Antonio Menghi, natural da região da Puglia.

O pizzaiolo Antonio Menghi tem apenas 27 anos, mas isso não o impediu de seguir um sonho: «Espalhar a palavra e os sabores da tradição gastronómica italiana pelo mundo». A Valdo Gatti é a mais recente prova disto mesmo.

Segundo Menghi, há dois valores que orientam a cozinha, a carta e o espaço da Valdo Gatti: «Toxic-free e genuíno». A pizzaria tenta «evitar o desperdício» e tem «atenção ao impacto ambiental do negócio».

Além disso, o pizzaiolo diz que há um «grande respeito pelos ingredientes naturais e pelo seu tempo de vida», o que faz com que este seja um «projecto muito singular».

Menghi faz questão de usar apenas produtos biológicos e de homenagear «o trabalho artesanal de várias gerações, que respeita a tradição e a sazonalidade da matéria-prima».

E se está a pensar que o facto de os ingredientes biológicos das pizzas da Valdo Gatti são sinónimo de um ‘restaurante caro’, esqueça. Nenhuma das doze pizzas de assinatura custa mais que dez euros.

Além destas doze referências, o cliente pode fazer a sua própria pizza (a Como ti Pare – Como te Apetece), escolhendo uma base (entre 6 e 7,5 euros) e adicionando toppings (a partir de 50 cêntimos).

Entre as propostas da carta, Antonio Menghi destaca a Crudaiola Antonino (abacate, tomate-cereja, rúcula, parmigiano e mozzarella), a Piccante (tomate, mozzarella e salami), a Zucchina Verde (molho verde, mozzarella, courgette grelhada, brócolos, cebola, alcaparra, menta e pimenta) e a Bufalotta (de base branca, sem molho de tomate, com mozzarella de búfala DOP, tomate-cereja, prosciutto crudo, óregãos e manjericão.

Nas entradas, temos Parmigiana di Melanzane (beringelas no forno com mozzarella e tomate), uma salada vegan Zucchine e Finocchio (courgete spaghetti, funcho, abacate, alcachofra, alfalfa, erva de menta e basilico, romã e vinagrete) e Ceci e Baccalà (grão de bico, aipo, pimento, tomate, azeitona, alcaparra, cebola, erva de salsa, vinagrete de limão e bacalhau).

Para sobremesa, a Valdo Gatti tem o típico Tiramisú, a Cioccolato (uma mousse de chocolate preto sem lactose e glúten) e gelados Nannarella a 3,5 euros.

Para beber também há vinhos biológicos tintos, rosé e brancos da Quinta do Montalto, Julia Kemper e Vinha da Malhada. Já os Bollicine são o Fondo Belverde Lambrusco e o Giade di Piera Mertelozzo.

A Valdo Gatti fica na Rua do Grémio Lusitano, 13 e, para reservas, pode usar o número de telefone 213 471 601. O restaurante está aberto todos os dias, das 12 às 24 horas. Pode fazer o download da carta completa do Valdo Gatti em PDF aqui.

Valdo Gatti Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].