Cinema ao livre chega em força a Lisboa: Torel, Ruínas do Carmo e Intendente com filmes para todos os gostos

Cinema Ar Livre Lisboa
Cinema Ar Livre Lisboa

O cinema ao ar livre já se tornou um clássico de Verão em Lisboa. Depois de mais uma edição do Cine Conchas, ver filmes sob a luz das estrelas e do luar continua até Setembro.

Com sessões gratuitas ou a pagar, há várias opções em Lisboa para ver filmes mais actuais ou um pouco mais antigos ao ar livre. O Jardim do Torel, as Ruínas do Carmo e a Casa Independente vão ter sessões durante todo o mês de Agosto e que se alargam até Setembro.

As próximas noites vão ter temperaturas altas e, por isso, o cinema ao ar livre em Lisboa é uma alternativa mais agradável as salas tradicionais dos shoppings.

Além disso, a maioria das sessões são gratuitas e até contam com a presença dos realizadores para que haja uma conversa sobre o filme. Aqui ficam as nossas sugestões de cinema ao ar livre para Agosto em Lisboa.

Ciclo Almodóvar Casa Independente

Todas as quartas-feiras de Agosto há cinema gratuito na Casa Independente, a começar já hoje, 1 de Agosto. Os filmes são todos realizados pelo espanhol Pedro Almodóvar.

O primeiro filme a passar no pátio interior da Casa Independente é Kika (1993), uma comédia romântica que conta a história do envolvimento de uma maquilhadora (Kika, Verónica Forqué) com um fotógrafo (Ramón, Àlex Casanovas), depois de ambos se conhecerem numa situação “macabra”.

Dia 8 de Agosto é dia de Fala Com Ela (2002), um dois filmes mais conhecidos de Almodóvar sobre as relações de dois homens que se conhecem num hospital e que têm ambas as mulheres em coma.

A 22 de Agosto, mais um clássico do realizador espanhol: Tudo Sobre a Minha Mãe (1999), que ganhou o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro, com Penélope Cruz, Cecilia Roth, Marisa Paredes e Candela Peña.

O ciclo Almodóvar termina a 29 de Agosto com Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos (1988), o filme mais antigo destas sessões de cinema ao ar livre na Casa Independente, protagonizado por Antonio Banderas e Carmen Maura.

Todas as sessões começam às 21 horas e têm entrada gratuita. Estas sessões de cinema da Casa Independente contam com a parceria da Restart – Instituto de Criatividade Artes e Novas Tecnologias.

Cinema na Ruínas Do Carmo com a Filmin

Este evento apenas começa a 20 de Agosto, mas se estiver mesmo interessado em alguma das doze sessões de cinema é melhor comprar o bilhete antecipadamente, pois os lugares são limitados.

O Cinema na Ruínas Do Carmo é promovido pela plataforma de streaming de cinema independente Filmin, em parceria com a Ar de Filmes/Teatro do Bairro e ao Museu Arqueológico do Carmo.

Cada sessão custa oito euros e as entradas começam a ser postas à venda no dia 5 de Agosto nas várias bilheteiras online e na do Museu Arqueológico do Carmo.

Entre 20 de Agosto e 1 de Setembro todos os dias (sempre às 21:30) vão ter cinema ao ar livre com «um conjunto de obras recentes, premiadas nos principais festivais de cinema, assim como filmes para um público mais jovem e grandes clássicos do cinema mundial», destaca a organização.

Nas Ruínas do Carmo, perto da zona do Chiado, vão passar filmes como Peregrinação (João Botelho, 2017), Aquarius (Kleber Mendonça Filho, 2016), A Morte de Estaline (Armando Iannucci), A Paixão de Van Gogh (Dorota Kobiela e Hugh Welchman), A Viagem de Chihiro (Hayao Miyazaki) e Cinema Paraíso (Giuseppe Tornatore).

Aqui, as sessões de A Paixão de Van Gogh (Quinta-feira, 23 de Agosto) e Peregrinação (que abre este evento, a 20 de Agosto) vão contar com a presença dos respectivos realizadores.

A lista completa dos filmes que vão passar na edição de 2018 do Cinema na Ruínas Do Carmo pode ser vista aqui.

Cinema de Verão Jardim do Torel

A terceira sugestão do TRENDY para cinema ao ar livre em Agosto é no Jardim do Torel. Este espaço de Lisboa vai passar seis filmes, quatro deles são a saga Hunger Games (Os Jogos da Fome).

O Cinema de Verão do Torel começa esta Sexta-Feira, 3 de Agosto, precisamente com o primeiro filme desta série, que retrata um futuro distópico, baseada nos livros de Suzanne Collins. A grande protagonista é Jennifer Lawrence, que interpreta Katniss Everdeen.

Dia 4 de Agosto há sessão com o segundo filme, The Hunger Games: Catching Fire e os dois restantes filmes passam a 10 e a 11 de Agosto: respectivamente,
The Hunger Games: Mockingjay – Part 1 e Part 2.

Finalmente, no cinema ao ar livre do Jardim do Torel, passam Only the Brave (Joseph Kosinski, 2017, com Josh Brolin, Jennifer Connelly e Jeff Bridges) a 18 de Agosto e Wonder (Stephen Chbosky, 2017, com Jacob Tremblay, Owen Wilson e Julia Roberts) a 25 de Agosto.

Todas as sessões começam às 21 horas com organização a cargo da Junta de Freguesia Santo António.

Bónus: Esplendor na Relva, Sintra

Não é propriamente em Lisboa, mas fica perto. Entre 3 e 26 de Agosto o Parque e Palácio de Monserrate vão também ter cinema ao ar livre, com vinte filmes que passam nos quatro fins-de-semana deste mês.

A curiosidade deste festival de cinema é que aos Sábados, sempre à meia-noite, há sessões mistério em que o nome dos filmes não é divulgado antecipadamente. Os bilhetes começam nos 5 euros e todas as informações podem ser consultadas no site oficial dos Parques de Sintra.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].