Conan Osiris vai ser um dos compositores do Festival da Canção RTP 2019

Conan Osíris RTP Festival Cancao
Conan Osíris RTP Festival Cancao

A RTP anunciou os compositores das dezasseis músicas que vamos poder ouvir em 2019, no Festival da Canção. O fenómeno Conan Osiris é, talvez, a grande surpresa (e esperança) do grupo.

Celulite, Borrego, Adoro Bolos são alguns dos temas que tornaram Conan Osiris a grande revelação da música portuguesa em 2018.

O seu estilo non-sense com sonoridades magrebinas e árabes conquistou milhares de fãs este ano, o que não passou despercebido à RTP.

Ainda assim, a presença de Tiago Miranda (nome verdadeiro de Conan) na lista de compositores escolhidos pela RTP não deixa de ser uma surpresa, uma vez que o seu estilo foge um pouco ao convencional do que seria esperado num Festival da Canção.

Contudo, foi precisamente a fugir ao convencional que Portugal ganhou o seu primeiro e único Festival da Eurovisão, com Amar Pelos Dois, uma música com letra de Luísa Sobral e interpretação de Salvador Sobral.

A verdade é que Conan Osiris poderá ser mesmo a grande esperança de Portugal em 2019 na Eurovisão, muito por culpa da sua irreverência e fuga aos estereóptipos – basicamente, é mesmo disto que Portugal precisa para marcar a diferença na competição europeia.

Conan Osiris era um nome que apareceu no radar do Festival da Canção 2019 quando em Outubro deste ano foi criada uma página de Facebook que pedia a presença do cantor neste concurso da RTP.

Na lista final de compositores partilhada pela RTP estão ainda nomes valiosos da música nacional como D’Alva (Alex Teixeira), Surma, Miguel Guedes (Blind Zero) ou NBC.

Como já era sabido, a edição de 2019 do Festival da Canção «retoma o modelo de 2017», lembra a RTP: há dezasseis canções a concurso. Destas, catorze resultaram de convites directos da RTP feitos a pensar numa «multiplicidade de géneros».

Os dois “wild cards” foram dados em duas iniciativas promovidas pela Antena 1: uma através do programa Masterclass (estava aberto a quem não tivesse música editada) e outra com um concurso de livre submissão pública.

Do lado do programa Masterclass foi escolhida Mariana Bragada e a livre submissão pública encontrou Filipe Keil que, curiosamente, tinha participado no mesmo programa da Antena 1 em Dezembro de 2017.

Os dezasseis compositores têm agora de escrever uma canção, fazer a música e escolher um intérprete que, à semelhança do que aconteceu com Isaura em 2017, pode ser a mesma pessoa. Aqui fica a lista completa dos escolhidos pela RTP:

André Tentúgal, Calema, Conan Osiris, D’Alva, D.A.M.A, Filipe Keil, Flak, Frankie Chavez, Lura, Mariana Bragada, Miguel Guedes, NBC, Rui Maia, São Pedro, Surma e Tiago Machado.

Festival Canção 2019

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].