Córtex 2018 emigra para Lisboa e vai ter concerto de Conan Osiris

Ao oitavo ano, o festival de curtas-metragens Córtex deixa de ser um exclusivo de Sintra e passa a ter o dobro dos dias de duração. E ainda vai haver um concerto de Conan Osiris.

O festival de curtas de Sintra, que se realiza pelo oitavo ano consecutivo, traz uma série de novidades. Uma delas são dois concertos no MU.SA – Museu das Artes de Sintra.

Conan Osiris (nome artístico de Tiago Miranda), um dos mais recentes fenómenos da música nacional, sobe ao palco do MU.SA no dia 13 de Abril (Sexta-Feira) pelas 21 horas.

O cantor vai apresentar algumas músicas dos seus três álbuns Adoro Bolos (2017), Música, Normal (2016) e Silk (2014), num concerto onde não deve faltar o tema, que se tornou viral nas redes sociais, recentemente: Borrego.

No dia seguinte, 14 de Abril, é a vez do colectivo de música electrónica SOHO tocar no Museu das Artes de Sintra, novamente às 21 horas. O bilhete, para ambos os concertos, custa três euros

A outra novidade é o facto de o Córtex passar a ter o dobro dos dias (passa de quatro para oito), com sessões de cinema entre 11 e 18 de Abril.

O festival alarga-se ainda a Lisboa, com filmes a passar no Cinema Ideal (Bairro Alto), que se junta assim ao Centro Cultural Olga de Cadaval como local de projecção de curtas.

Finalmente, passa também a haver uma nova secção, a Frontal,
dedicada ao público sénior e aos alunos do ensino secundário do concelho de Sintra.

Este ano, o homenageado é o realizador austríaco Ulrich Seidl, a quem a organização do Córtex vai dedicar uma retrospectiva e que vai estar presente na sessão de abertura. Aqui, vai ser exibido o seu mais recente filme documental, Safari (2016, 91 minutos).

No Córtex vão ainda passar as suas duas primeiras curtas-metragens e duas médias, feitas para TV: Einsvierzig (1980) e Der Ball (1982); Die Letzten Männer (1994) e Der Busenfreund (1997).

O programa completo, preços e todos os detalhes sobre a edição de 2018 do Córtex pode ser visto na Agenda TRENDY.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].