Salvador Sobral ganha Festival da Canção e garante passaporte para Kiev

A canção Amar Pelos Dois, que ganhou vida com os irmãos Sobral, foi a grande vencedora do Festival da Canção 2017, em ano de 60.º aniversário da RTP.

Era uma das grandes favoritas do público e isso viu-se na semana depois de ter passado à final do 51.º Festival da Canção: foram milhares as partilhas nas redes sociais do vídeo do tema Amar Pelos Dois.

A música, escrita por Luísa Sobral e cantada por Salvador Sobral, vai ser a representante nacional em Kiev, no Festival Eurovisão da Canção 2017, que se realiza entre 9 e 11 de Maio.

Amar Pelos Dois foi a preferida dos júris regionais: recebeu a votação máxima (doze pontos) das regiões do Norte, Coimbra, Alentejo, Açores e Madeira. A música teve ainda dez pontos dos júris de Lisboa e Vale do Tejo e do Algarve. Resultado: terminou com 80 pontos.

Lisboa e Vale do Tejo deu doze pontos à canção Nova Glória, dos Viva La Diva (letra de Nuno Gonçalves). A pontuação máxima do Algarve foi dada a Pedro Gonçalves e à sua música Don’t Walk Away (composta por João Pedro Coimbra).

Gente Bestial (escrita por Nuno Figueiredo), de Jorge Benvinda e Primavera (letra de Alex Gaspar), de Celina da Piedade conseguiram 53 pontos e acabaram no segundo lugar, ex-aequo.

Assim, Amar Pelos Dois partiu para a votação do público (feita por telefone) com doze pontos e ganhou mais dez, o que fez com que tivesse conquistado o Festival com 22 pontos.

No entanto, a mais votada pelo público foi Nova Glória, que terminou em segundo lugar com dezoito pontos (trazia apenas seis da votação feita pelo júri regional).

O modelo do festival da Eurovisão é semelhante ao adoptado no evento doméstico: há duas semifinais (9 e 10 de Maio) onde as canções mais votadas seguem para o gala final (11 de Maio) na capital ucraniana.

Amar Pelos Dois é uma música cuja harmonia e a melodia «remetem um pouco para o cancioneiro americano e ao mesmo tempo para a bossanova», segundo Salvador Sobral.

A irmã Luísa nunca teve dúvidas sobre o intérprete: «Ele começou a cantar mesmo antes de falar. É o melhor cantor que conheço e canção foi pensada desde o início para ele».

Relembre aqui a actuação do cantor no Festival da Canção e a letra de Amar Pelos Dois.


Veja o vídeo no canal de YouTube do TRENDY.


Se um dia alguém
Perguntar por mim
Diz que vivi
Para te amar

Antes de ti
Só existi
Cansado e sem nada p’ra dar
Meu bem
Ouve as minhas preces
Peço que regresses
Que me voltes a querer

Eu sei
Que não se ama sozinho
Talvez devagarinho
Possas voltar a aprender

Se o teu coração
Não quiser ceder
Não sentir paixão
Não quiser sofrer

Sem fazer planos
Do que virá depois
O meu coração
Pode amar pelos dois

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].