Ricardo Costa traz rituais asiáticos para a carta de Primavera do The Yeatman

The Yeatman - Arroz de Pombo a Antiga
The Yeatman - Arroz de Pombo a Antiga

A inspiração asiática é o principal destaque da nova carta do The Yeatman. Os novos pratos resultam de viagens que Ricardo Costa fez ao oriente, nos últimos anos.

O Gartonómico, restaurante com duas Estrelas Michelin, acaba de anunciar uma nova carta, criada por Ricardo Costa. Apesar de ter várias influências asiáticas, é prometida uma «viagem pelos sabores mais autênticos» da gastronomia portuguesa.

As influências orientais que se reflectem na carta de Primavera do restaurante do hotel The Yeatman são o resultado de incursões do chef por países desta região do globo.

«Ao longo dos últimos anos fiz algumas viagens, nomeadamente pela Ásia, onde descobri novos sabores e acima de tudo uma forma de pensar a refeição como um ritual, em que todos os sentidos são apurados e estimulados a todo o momento», explica Ricardo Costa.

O chef vai ainda tentar com que haja mais descontracção durante os jantares: «Procurei que a experiência fosse descontraída e divertida, desafiando algum formalismo que se possa associar a um restaurante de duas Estrelas».

Estas influências orientais começam logo com a sugestão que encabeça o novo menu de degustação: Chá de Kombu, uma alga japonesa «reconhecida pelas suas propriedades purificantes e nutritivas, que prepara o corpo para a experiência».

Segue-se um caneloni de Wagyu e caranguejo real, acompanhado por nabo, matcha e yuzu – aqui a inspiração é japonesa. Ainda antes dos pratos principais há dois aperitivos, em formato finger food

O primeiro é um frango picante e um prato de tomate frio com influências do Mediterrâneo e o segundo são sabores do mar numa esfera congelada em nitrogénio, acompanhada por puré de tremoço e uma cerveja preta artesanal, sem álcool, feita no restaurante.

Depois, começam a chegar à mesa os pratos principais, onde dominam com os peixes e o mariscos, como «homenagem ao mar português». Para dar início a este mergulho na costa nacional, vem o prato de choco, pintado de negro, vem com os sabores do típico molho à bordalesa.

O “senhor” que se segue é o lavagante, que traz de volta à refeição os sabores asiáticos. Cozinhado ao sal, este crustáceo é acompanhado «por uma sopa tailandesa, com apontamentos picantes sugeridos pelo kimuchi, mistura de pimentos japoneses, galanga e óleo de sésamo», descreve o chef Ricardo Costa.

Ainda pelo mar, é servido um prato de raia glaceada em beurre blanc, «numa abordagem de inspiração francesa», e um prato de ovos «de assinatura do restaurante», acompanhado por sopa de bacalhau alentejana.

Terminados os pratos de peixe e marisco, chegam as carnes. Ricardo Costa começa com um leitão de toque asiático, a que se junta o pepino e o saké. O arroz caldoso de pombo é o último a chegar antes da sobremesa.

Aqui, há sabores tropicais, com um doce de ananás e côco acompanhados por chá verde e um clássico do The Yeatman: gelado de mascarpone, molho de mirtilos e apontamentos de baunilha e lima kaffir. Para terminar, Ricardo Costa criou uma trilogia: tripa de Aveiro, pipocas e caramelo.

Este novo menu de Primavera do The Yeatman tem o valor de 160 euros por pessoa, sem bebidas. É ainda possível optar pelo menu de seis pratos, por 130 euros. Se quiser juntar harmonização de vinhos aos dois menus, tem de pagar um suplemento de 70 e 60 euros, respectivamente.

O Gastronómico abre apenas ao jantar. Para reservas pode seu o telefone 220 133 100.

The Yeatman Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].