Há uma nova associação cultural em Lisboa com muito… fermento!

Campo de Ourique acaba de ver nascer mais um “filho”: desta vez é a Associação Cultural Fermento, que vem ao mundo na Padaria do Povo.

Constituída por um grupo de profissionais de várias áreas artísticas e de comunicação, a Fermento tem um objectivo claro: «Ser um espaço de partilha de ideias e palco de novos projetos e iniciativas, individuais e colectivas», diz Rita Nabais, porta-voz da nova associação alfacinha.

A Fermento vai começar a desenvolver actividades e acções que «possibilitem o desenvolvimento do potencial criativo e do pensamento crítico», diz a mesma responsável.

Com sede na Padaria do Povo (Rua Luís Derouet, 20), uma casa e cooperativa centenária de Campo de Ourique que reabriu as suas portas em 2013, esta nova associação (sem fins lucrativos) tem já programados workshops de escrita criativa, cursos de teatro e pintura, exposições, eventos e vários ateliers criativos.

Além destas actividades, estão a ser preparadas duas palestras para os próximos meses na Padaria do Povo: ‘Porque nos apaixonamos pelas pessoas erradas?’ e o ‘Ciúme é verde?’, ambas apresentadas pela psicóloga clínica Ana Cardoso de Oliveira. Na agenda da Fermento está ainda a organização de um workshop de PNL – Programação Neurolinguística.

A festa de inauguração da Associação Cultural Fermento está marcada para dia 26 de Janeiro, às 21:30, com um concerto dos Cosie Cherie, uma dupla que junta um holandês e uma portuguesa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].