Depois de Peugeot, Volvo e Audi: a Mercedes apresenta (finalmente) uma carrinha todo-o-terreno

Isto do mundo automóvel é como nos smartphones: há sempre marcas que vão copiando o conceito de outras e que o apresentam como sendo a primeira vez que vemos uma coisa do género.

Em 1997, a marca sueca Volvo apresentou aquele que foi o primeiro modelo do género todo-o-terreno a chegar ao mercado, o V70 XC Cross Country, tendo sido seguida pela germânica Audi em 1999, com a A6 Allroad Quattro.

Esta última carrinha renovou-se em 2006 e em 2012; esta última versão foi a primeira da sua classe a passar no teste oficial de TT da Land Rover. A Audi tem ainda mais um modelo Allroad Quatro à venda, uma carrinha A4, que acaba de chegar à sua segunda geração.

No mesmo segmento, não nos podemos esquecer da Peugeot 508 RXH (que já tivemos oportunidade de conduzir e que se revelou um autêntico tanque) com um motor híbrido e da Volvo V60, cujo primeiro modelo apareceu no ano 2000.

Em 2016 parece que, finalmente, a Mercedes-Benz Classe despertou para esta realidade e anunciou a Classe E All-Terrain, curiosamente um dia após a apresentação da nova Volvo V90 Cross Country. Com os pergaminhos habituais («das estradas de terra batida aos terrenos mais rochosos ou ainda às estradas sinuosas cobertas de neve», bla, bla bla) esta carrinha vem com o sistema de tracção integral 4MATIC equipado de série.

E apesar de ser apresentada no salão automóvel de Paris, a sua comercialização só vai ser iniciada na Primavera de 2017, o que não deixa de ser muito tarde, especialmente se falarmos de um mercado muito curto onde as suas rivais já estão mais que estabelecidas.

Mercedes-Benz E-Klasse All Terrain

O design da Mercedes-Benz Classe E All-Terrain não difere em quase nada do que vemos nestes rivais, com os típicos pára-choques e cavas das rodas reforçados em plástico preto com elementos de protecção em alumínio a contrastar com a carroçaria e a altura generosa do chassis em relação ao solo.

Depois, é claro: estão lá os apontamentos do look Mercedes como as clássicas ópticas da marca e os veios do capot, na linha com outros modelos da marca alemã. Em termos de motores, a All-Terrain vai chegar ao mercado na versão E 220 com 194 cavalos e caixa de velocidades 9G-TRONIC. O preço ainda é desconhecido, mas, a avaliar pelos valores da restante gama, o preço-base deve começar por volta dos 65 mil euros.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].