Férias em Setembro? 5 dicas para viajar com os seus animais de estimação

Os nossos melhores amigos também merecem uns dias de férias com so donos. Se não quer deixar o seu animal de estimação ao cuidado de terceiros, siga estas dicas de viagem.

Para que a separação do seu animal não seja uma realidade em período de férias (ou durante uma escapadinha/fim de semana alargado), o TRENDY e a Momondo juntaram-se para lhe dar cinco dicas para viajar na companhia do seu amigo de quatro patas.


1. IDENTIFICAÇÃO E VACINAS EM DIA
Os animais também precisam de ter documentos em dia, tal como nós temos o Cartão de Cidadão. Se o destino for além-fronteiras, para países que cumprem com o PETS Travel Scheme, deve levar o passaporte exigido, que serve para confirmar o microchip e as vacinas.

«Faça uma visita ao veterinário com alguma antecedência para garantir que todas as vacinas estão em dia e para que o veterinário assine o passaporte e confirme que está tudo em ordem para a viagem», alerta a Momondo.


2. ALGUNS ANIMAIS PODEM VIAJAR NA CABINE DO AVIÃO
A sua viagem inclui avião? Então fique a saber que há regras específicas para transportar animais.

O site da TAP explica muito bem as condições em pode levar o seu amiguinho e lembra-o de uma coisa muito importante: «Deve providenciar a comida e água necessária para toda a viagem».


3. ACALME O SEU ANIMAL
Tal como acontece connosco, também os animais sentem stress e podem ficar mais nervosos durante uma viagem, sobretudo se for de avião. Alguns veterinários podem recomendar a administração de ansiolíticos para controlar isto, mas a Associação Internacional de Transportes Aéreos (IATA) sugere que os animais andem de avião sem tomarem medicamentos, para «evitar complicações respiratórias ou o seu equilíbrio».


4. SE OPTAR POR UMA VIAGEM DE CARRO
O plano de viagem não requer um planeamento mais “desleixado” por se tratar de uma roadtrip. Compre uma «rede protectora de assento com entraves para evitar que o seu animal de estimação salte para os bancos da frente», sugere a Momondo.

Não se esqueça também das típicas paragens de duas em duas horas para que ambos possam esticar as pernas e ir ao WC.


5. NÃO PERCA O SEU MELHOR AMIGO DE VISTA
Tenha sempre o seu bicho debaixo de olho, pois a confusão nos aeroportos, gares de autocarros ou comboios pode facilmente causar distracções aos donos. Também se pode prevenir ao colar etiquetas de informação na caixa de transporte (nome, telefone e morada do dono), coleira com o nome do animal e o seu número de telefone e ainda o local onde vão ficar hospedados, no destino.

Se o seu animal desaparecer nesta situação, será de certeza por maldade dos amigos do alheio, pelo que estas medidas, por mais úteis e óbvias que sejam, dificilmente possam mudar o desfecho do desaparecimento dos animais.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].