Isto do mundo automรณvel รฉ como nos smartphones: hรก sempre marcas que vรฃo copiando o conceito de outras e que o apresentam como sendo a primeira vez que vemos uma coisa do gรฉnero.
Em 1997, a marca sueca Volvo apresentou aquele que foi o primeiro modelo do gรฉnero todo-o-terreno a chegar ao mercado, o V70 XC Cross Country, tendo sido seguida pela germรขnica Audi em 1999, com a A6 Allroad Quattro.
Esta รบltima carrinha renovou-se em 2006 e em 2012; esta รบltima versรฃo foi a primeira da sua classe a passar no teste oficial de TT da Land Rover. A Audi tem ainda mais um modelo Allroad Quatro ร venda, uma carrinha A4, que acaba de chegar ร sua segunda geraรงรฃo.
No mesmo segmento, nรฃo nos podemos esquecer da Peugeot 508 RXH (que jรก tivemos oportunidade de conduzir e que se revelou um autรชntico tanque) com um motor hรญbrido e da Volvo V60, cujo primeiro modelo apareceu no ano 2000.
Em 2016 parece que, finalmente, a Mercedes-Benz Classe despertou para esta realidade e anunciou a Classe E All-Terrain, curiosamente um dia apรณs a apresentaรงรฃo da nova Volvo V90 Cross Country. Com os pergaminhos habituais (ยซdas estradas de terra batida aos terrenos mais rochosos ou ainda ร s estradas sinuosas cobertas de neveยป, bla, bla bla) esta carrinha vem com o sistema de tracรงรฃo integral 4MATIC equipado de sรฉrie.
E apesar de ser apresentada no salรฃo automรณvel de Paris, a sua comercializaรงรฃo sรณ vai ser iniciada na Primavera de 2017, o que nรฃo deixa de ser muito tarde, especialmente se falarmos de um mercado muito curto onde as suas rivais jรก estรฃo mais que estabelecidas.
O design da Mercedes-Benz Classe E All-Terrain nรฃo difere em quase nada do que vemos nestes rivais, com os tรญpicos pรกra-choques e cavas das rodas reforรงados em plรกstico preto com elementos de protecรงรฃo em alumรญnio a contrastar com a carroรงaria e a altura generosa do chassis em relaรงรฃo ao solo.
Depois, รฉ claro: estรฃo lรก os apontamentos do look Mercedes como as clรกssicas รณpticas da marca e os veios do capot, na linha com outros modelos da marca alemรฃ. Em termos de motores, a All-Terrain vai chegar ao mercado na versรฃo E 220 com 194 cavalos e caixa de velocidades 9G-TRONIC. O preรงo ainda รฉ desconhecido, mas, a avaliar pelos valores da restante gama, o preรงo-base deve comeรงar por volta dos 65 mil euros.