Nespresso Gourmet Weeks: um menu recheado de café

A Nespresso Gourmet Weeks está de volta. O número de chefs desafiado cresceu, assim como os restaurantes que vão ter os menus especiais, onde o café é o ingrediente estrela.

A partir do dia 29 de Abril, será possível conhecer, em vários restaurantes de chefs conceituados, de que forma é que o café se pode integrar em menus de luxo – mesmo com combinações nada prováveis.

Assim, a Nespresso Gourmet Weeks decorre em Lisboa, Porto e Algarve, com oito experiências para conhecer. André Silva, Henrique Sá Pessoa, Heinz Beck, Ricardo Costa, Tiago Bonito, Henrique Leis, Vitor Matos e João Rodrigues foram os chefs escolhidos para esta segunda edição da iniciativa. Como duas cabeças pensam melhor que uma, cada um convidou um chef de renome para ajudar na concepção do jantar exclusivo.

No jantar de apresentação, os chefs mostraram parte do processo de confecção de um dos pratos de cada menu e revelaram como foi responder a este desafio de harmonizar o café com os restantes ingredientes.

O primeiro jantar é no dia 29 de Abril, criado pelo chef André Silva, do Restaurante Largo do Paço, com o chef convidado João Oliveira, do restaurante Vista. Um dos pratos apresentado por André Silva foi Salmão, gambas rosa, daycon melancia, caviar e café Lungo Leggero, que resultam num prato com uma forte componente estética.

A 1 de Maio, há mais um menu para descobrir, desta vez em Lisboa. Henrique Sá Pessoa, do restaurante Alma, convidou o chef Pedro Lemos, responsável pelo restaurante com o mesmo nome. O chef Sá Pessoa mostrou uma Trufa de Chocolate, acompanhada por um Espresso Decaffeinato, servido em copo de pé. A ideia da marca é que, trocando a chávena por um copo, o consumidor possa apreciar outros detalhes do café, como a cor e até o cheiro.

NGW'16 Henrique Sá Pessoa

A 2 de Maio, começa a Nespresso Gourmet Week no Algarve, no restaurante Gusto, com cozinha assinada pelo chef Heinz Beck, que convidou o chefe Ricardo Costa. Por sua vez, o chef Ricardo Costa, responsável pela cozinha do The Yeatman, no Porto, serve o seu menu com café no dia 3 de Maio. Este chef convidou Joachim Koerper, do lisboeta Eleven, para este jantar. Um dos pratos com que poderá contar o Yeatman é de forte inspiração portuguesa, com sabores vincados: Presa assada na brasa, presunto e molho de feijoada, tudo acompanhado por uma bola de Morcela e Ristretto, para realçar o paladar.

NGW'16 Chef Ricardo Costa

O chef Tiago Bonito, do restaurante O Lisboeta, apresentou uma reinterpretação do tradicional pastel de nata, que ganhou a forma de petit gateau. Outra tradição muito portuguesa? O café com cheirinho. Pode experimentar este pastel de nata com um café Ristretto e um cheirinho, onde até a framboesa foi recheada. O jantar assinado por Tiago Bonito, com a ajuda do chef Arnaldo Azevedo, do restaurante Palco, é no dia 5 de Maio, em Lisboa.

NGW'16 Chef Tiago Bonito

Rumando novamente a sul, o chef Henrique Leis recebe na sua cozinha o chef Guy Doré, no restaurante Henrique Leis, no dia 10 de Maio. A 11 de Maio, a passagem final pelo Porto: o chef Vitor Matos, do recente restaurante Antiqvvum, convidou o chef Rui Silvestre, do restaurante Bon Bon, que recebeu no ano passado a estrela Michelin. Em substituição do chef Vitor Matos, coube ao chef adjunto Ricardo Cardoso apresentar o Parfait de Foie Gras des Landes com Espresso Origem Brazil, Moscatel do Douro, balsâmico velho e enguia fumada, acompanhado por uma espuma de maçã da Beira Alta, com gel de sabugueiro e pó de pinhões tostados.

Nespresso Gourmet Week Chef Ricardo Cardoso

Para terminar este ciclo da iniciativa, no dia 19 de Maio, o chef João Rodrigues, do Feitoria, recebe o chef Alessandro Negrini, do restaurante Il Luogo di Aimo e Nadia, em Milão, na sua cozinha. O chef apresentou uma Sapateira com cebola, flor de limoeiro e Ristretto, que tem direito até a uma gelatina em forma de cápsula de café.

NGW'16 chef João Rodrigues

Sonha ter um walk in closet desde pequenina, mas enquanto isso não acontece, contenta-se a coleccionar maquilhagem e anéis. Não consegue resistir a uma boa sobremesa e a um belo livro. Passa a vida a ouvir música e tem uma lista de todos os concertos que já viu.