Trivago Awards 2017: e o melhor hotel português é…

A plataforma de marcação de alojamento Trivago acaba de divulgar as listas dos melhores hotéis de Portugal, em cinco categorias: 5, 4 e 3 Estrelas, Alojamento Alternativo e Quarto.

Foram mais de 175 milhões de avaliações que o Trivago teve em conta para criar os Top 10 das melhores unidades hoteleiras em Portugal. Com base em cinco categorias, o motor de busca de alojamentos elege pela primeira vez os hotéis, tendo em conta as melhores classificações dadas pelos clientes.

Um dos objectivos do Trivago, além de criar um guia para quem procura bons hotéis em Portugal, é o de «premiar a excelência da hotelaria portuguesa e proporcionar aos viajantes uma seleção dos melhores hotéis, de forma transparente e imparcial».

De acordo com a selecção da Trivago, o melhor hotel português em 2016 é o The Yeatman, em Vila Nova de Gaia, que está no primeiro lugar da categoria ‘5 Estrelas’. Aqui ficam os primeiros três de cada grupo.


Os melhores hotéis de 5 estrelas

Cliff Bay
3 – The Cliff Bay (Funchal)
A apenas dez minutos a pé da praia, o The Cliff Bay fica no topo de uma península natural e tem uma vista panorâmica para o Oceano Atlântico. No Trivago, os hóspedes destacaram as «excelentes condições dos quartos, o profissionalismo do staff, a qualidade do seu restaurante e a atenção ao pormenor».
Preço: a partir de 224 euros


Belmond Reid’s Palace
2 – Belmond Reid’s Palace, Funchal
Dois hotéis do Funchal no Top 3? Sim, é verdade. São quatro hectares de quatro hectares de jardins subtropicais sobre uma falésia, também com uma vista desafogada para o Atlântico. Spa, três piscinas, acesso directo ao mar, corte de ténis e ginásio conquistaram os visitantes: «Ambiente sofisticado, vista deslumbrante, funcionários discretos e atenciosos e um excelente pequeno-almoço».
Preço: a partir de 292 euros


The Yeatman
1 – The Yeatman, Vila Nova de Gaia
Qualquer lista actual dos melhores hotéis portugueses tem de ter o Yateman nos primeiros Lugares. A do Trivago Awards 2017 não é excepção e esta unidade hoteleira do Porto é a primeira do Top 10. Os hóspedes descrevem a estada neste hotel de luxo como uma «experiência inesquecível» e destacam a «vista sensacional para o Douro» e o «delicioso pequeno-almoço», entre outras características.
superior a seis meses.
Preço: a partir de 215 euros


Top 10 completo com os melhores hotéis de 5 estrelas dos Trivago Awards 2017


Os melhores hotéis de 4 estrelas

Heritage Avenida Liberdade
3 – Heritage Avenida Liberdade, Lisboa
Muito perto do centro histórico alfacinha, o Heritage Avenida Liberdade ocupa um edifício do século XVIII e tem o dedo do arquitecto Miguel Câncio Martins, responsável pelo desenho do Buddha Bar, em Paris. O «excelente pequeno-almoço, o atendimento primoroso e a fantástica localização» são os principais valores deste hotel boutique, para os utilizadores do Trivago.
Preço: a partir de 146 euros


Hotel Portugal
2 – Hotel Portugal, Lisboa
«Simpatia, cordialidade, decoração com muito bom gosto, instalações confortáveis e espaçosas». Estes foram alguns dos muitos adjectivos que os hóspedes usaram para classificar este hotel cuja o restaurante serve pratos típicos portugueses. Ao pequeno-almoço há «pastéis de nata absolutamente divinais».
Preço: a partir de 102 euros


Hotel Portugal
1 – Hotel Britania, Lisboa
O edifício do Britania foi desenhado por Cassiano Branco, nos anos 40, e em 2011 foi alvo de uma remodelação profunda. Com uma decoração art déco, os quartos são descritos como «elegantes e caprichosamente arrumados e limpos». Os hóspedes sublinham ainda a «localização perfeita, o staff gentil e o excelente pequeno-almoço».
Preço: a partir de 172 euros


Top 10 completo com os melhores hotéis de 4 estrelas dos Trivago Awards 2017.


Os melhores hotéis de 3 estrelas

Dom Dinis
3 – Dom Dinis, Marvão
Na vila mais alta de Portugal, está um hotel com uma vista a perder de …vista. Assim, não é de estranhar que a características mais apontada pelos visitantes seja «localização fantástica». A isto juntam-se outros elogios: «Ambiente acolhedor e a simpatia da equipa».
Preço: a partir de 65 euros


Hotel Magic
2 – Hotel Magic, Nazaré
A dois minutos a pé da praia da Nazaré, o Magic é um hotel boutique com dezassete quartos temáticos, cuja decoração tema apontamentos de arte contemporânea. Os visitantes destacam o pequeno-almoço, os quartos «bonitos e confortáveis» e a «simpatia dos funcionários».
Preço: a partir de 55 euros


Casa do Outeiro
1 – Casa do Outeiro, Batalha
Este hotel de gestão familiar é o mais bem classificado, no seu segmento, para os utilizadores do Trivago. Com vista para o Mosteiro da Batalha, os quartos são «confortáveis» e a sua decoração é «primorosa». Na Casa do Outeiro o atendimento é feito pelos proprietários e o ambiente é «particularmente acolhedor».
Preço: a partir de 54 euros


Top 10 completo com os melhores hotéis de 3 estrelas dos Trivago Awards 2017


Os melhores alojamentos alternativos

InPatio Guest House
3 – InPátio Guest House, Porto
Este alojamento bed and breakfast ocupa um edifício do final do século IX totalmente recuperado na zona da Ribeira. «Cuidado, moderno, extremamente bem localizado, decoração arrojada e aconchegante», são as palavras que vários hóspedes usaram para descrever a InPátio Guest House.
Preço: a partir de 135 euros


Home Lisbon Hostel
2 – Home Lisbon Hostel, Lisboa
«Muito bem localizado, barato e confortável» e com uma “estrela” de fazer crescer água na boca: o Jantar da Mamma, um repasto preparado pela mãe do dono do hostel. A poucos minutos a pé da Baixa, o Home Lisbon Hostel é «acolhedor e tem «uma equipa fantástica», rezam as críticas.
Preço: a partir de 36 euros


Yes Lisbon Hostel
1 – Yes Lisbon Hostel, Lisboa
Será este um dos «melhores hostels do mundo», como dizem muitos dos hóspedes nos comentários do Trivago? Pelo menos, a avaliar pelos comentários, parece que sim. Com uma cozinha partilhada e quatros onde domina o mobiliário em madeira, o Yes Lisbon Hostel é unânime em duas coisas: «Staff muito acolhedor e um pequeno-almoço delicioso».
Preço: a partir de 58 euros


Top 10 completo com os melhores alojamentos alternativos dos Trivago Awards 2017


O Trivago revelou ainda quais os quartos de hotel com a melhor classificação em Portugal. Os três primeiro lugares correspondem a unidades que estão no Top dos melhores hotéis de 4 e 5 estrelas, como era de esperar.

Assim, os mais bem classificados são o Hotel Britania (3.º lugar, 92.31 pontos), o The Cliff Bay (2.º lugar, 92.68 pontos) e o The Yeatman (1.º lugar, 93.26 pontos). A lista completa dos melhores quartos nacionais em hotéis pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].