Peugeot Emov
Peugeot Emov

Emov já tem data de chegada a Lisboa: os carros eléctricos para usar quando quiser

Tal como o TRENDY tinha escrito a 19 de Março, a Peugeot vai ter um serviço de car-sharing em Lisboa. Hoje soube-se que os automóveis eléctricos vão ficar disponíveis a 18 de Abril.

A rede de automóveis da Citroën vai ter apenas veículos eléctricos (150 unidades), em concreto os C-Zero, carros relativamente pequenos, com quatro lugares.

Para reservar e usar um automóvel é preciso usar a app Emov, que está disponível para iOS e Android e associar um cartão de crédito.

Até 17 de Abril, os registos são gratuitos e têm vinte minutos de utilização gratuita: para isso basta usar o código LISBOA20 no momento do registo. Depois disso, o preço será de nove euros e sem qualquer outra vantagem.

Depois, a partir de 18 de Abril, basta procurar um automóvel, através de uma pesquisa de proximidade feita no mapa da app.

Por aquilo que vemos na aplicação Emov, pode ver-se que a área coberta se centra em Lisboa com limites em Pedrouços, Carnide, Avenida Almirante Gago Coutinho e Zona do Colégio D. Maria Pia (Xabregas).

Depois, há outra zona, a do Parque das Nações, onde também vai ser possível deixar um automóvel da Emov: desde a Avenida Almirante Gago Coutinho até à Ponte Vasco da Gama, com o limite da Avenida Infante D. Henrique a Norte.

No Aeroporto também há uma zona dedicada a deixar ou levantar um C-Zero. Ao todo, e numa primeira fase, a Peugeot fala numa área coberta de 39 quilómetros quadrados.

A Emov permite que se deixe o automóvel estacionado em «áreas reguladas», leia-se, em zonas de parquímetros de EMEL, mas há zonas proibidas: as reservadas a moradores, que aparecem a cinzento escuro, no mapa.

Entre as áreas onde não esperávamos que o serviço estivesse indisponível, em Lisboa, estão Campo de Ourique, Laranjeiros, grande parte da zona de Benfica ou o Bairro da Encarnação, já para não falar na zona ribeirinha que liga Santa Apolónia ao Parque das Nações.

Pode ler mais informações sobre o serviço Emov aqui. O registo pode ser feito nas apps ou no site oficial da plataforma, que ainda está em espanhol.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].