O que se passa na cabeça do meu filho?, Cristina Valente – Manuscrito

Este é um guia para entender os comportamentos de oposição, decifrar silêncios e aprender a comunicar com os nossos filhos.

«Não consigo entender esta miúda, anda sempre descontente»; «Não sei como falar com a minha filha, não ouve nada do que lhe digo». Estas são, provavelmente coisas em que já pensou quando olha para os seus filhos.

A cabeça dos mais jovens é um mistério, imprevisível e fascinante mas, na maioria das vezes, frustrante. «Um dos maiores desafios da educação é conseguir entender e descodificar as atitudes e comportamentos dos filhos. Perceber o que se passa nas suas cabeças, para criar relações mais felizes», lembra a autora e psicóloga Cristina Valente.

Neste livro são apresentadas ferramentas úteis para entender os estados mentais e as necessidades emocionais dos filhos, desde as primeiras birras à adolescência. Com uma abordagem prática, a autora identifica diferentes situações com que os pais se deparam no dia-a-dia, de três perspectivas diferentes: o que a criança está a pensar ou a sentir, o que os pais estão a pensar e as chaves para resolver com calma e eficácia todos os desafios.

«A forma como a criança se comporta pode prever-se e explicar-se, pois processa-se de acordo com determinadas leis. Se as conhecermos, poderemos actuar de acordo com elas, tornando-se mais fácil descodificar, aceitar e controlar comportamentos», explica Cristina Valente.

O livro O Que se Passa na Cabeça do Meu Filho? (288 páginas) é editado pela Manuscrito e custa 14,90 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].