Lisb-ON Jardim Sonoro: guia completo para o festival de música electrónica de Lisboa

Lisb-ON 2019 Guia Completo
Lisb-ON 2019 Guia Completo

Esta semana começa a sexta edição do festival de música electrónica Lisb-On. A cerveja oficial volta a ser a Carlsberg e os cabeças de cartaz são Dixon b2b Solomun (um DJ set de quatro horas) e Róisín Murphy, a ex-vocalista dos Moloko.

Durante três dias, e a começar já amanhã a zona do Parque Eduardo VII ao pé do Marquês do Pombal vai voltar a ser dominada pelos ritmos da electrónica e dos DJ set ao vivo – este será o sexto ano consecutivo do Lisb-ON Jardim sonoro, um festival que acaba por marcar a reentré cultural na cidade.

Os concertos começam bem cedo, pelas 14 horas e prolongam-se até à meia noite; excepto no domingo, onde, dado as restrições de ruído na zona, o espectáculo deve acabar um pouco mais cedo: as últimas actuações começam pelas 21 horas.

Há três zonas onde vamos poder assistir a estes concertos: o palco principal, o palco da cerveja oficial (o Carlsberg HillSide Stage) e um outro na retaguarda do recinto onde actuam nomes emergentes do panorama electrónico.

Ao longo dos três dias vão haver mais de quarenta DJ set e live acts, muitos com horas sobrepostas, pelo que o melhor é ver o lineup completo no site do Lisb-ON para que saiba quando tocam os seus artistas preferidos.

Destaques para os três dias

Mas, como em todos os festivais, há destaques: logo na Sexta-Feira (dia 6, primeiro dia do Lisb-ON), os nossos vão para os Pender Street Steppers e para os Idjut Boys no Carlsberg HillSide Stage às 18 e 22 horas, respectivamente.

Mais tarde, dois grandes nomes no Main Stage: de Detroit vem Carl Craig (21 horas) e Marcel Dettmann toma conta dos pratos logo a seguir (pelas 23 horas). O primeiro é considerado um visionário da música electrónica e o segundo é residente no Berghain, em Berlim, mas também costuma dar um saltinho ao Lux para meter música.

Dia 7 de Setembro não há dúvidas: é obrigatório assistir ao DJ set de quatro horas da dupla Dixon b2b Solomun (foto em cima) que vai levar o Lisb-On a fechar as portas já depois da uma da manhã.

Muito antes, e para aquecer, sugerimos John Player Special às 15:30 no palco da Carlsberg, Roundhouse Kick às 17, Masters at Work no palco principal às 19 e um bocadinho de DMX Krew, em live act, às 20:30.

No último dia do Lisb-ON mais uma concerto obrigatório, também no Main Stage e ainda com alguns raios de Sol no Parque Eduardo VII: Róisín Murphy, a vocalista dos Moloko, a «rainha irlandesa do avant-garde» vai estar ao vivo a mexer nos pratos e a revisitar as melhores faixas dos seus quatro álbuns editados

Comida, bebida e sustentabilidade

Concertos à parte, o recinto do Lisb-ON volta a contar com vários foodtrucks para lanchar e recarregar energias entre sessões de dança, assim como torneiras de cerveja Carlsberg e sidra Somersby, ambas do Grupo Super Bock.

O vodka Absolut, o Whisky Jameson, o gin Beefeater, o vinho Casal Garcia, a bebida energética Red Bull e os cafés Delta Q serão outras as opções, uma vez que estão no Lisb-On como patrocinadores principais.

Lisb-ON Copos

A sustentabilidade será, mais uma vez, uma das marcas do festival: a energia do Carlsberg HillSide Stage vai ser «gerada por painéis solares colocados na cobertura» e voltam a ser usados apenas copos reutilizáveis.

Como chegar ao Lisb-ON

Para chegar ao recinto do Lisb-On, o melhor transporte será o Metro, com saída mesmo em frente ao recinto: a do Marquês Pombal. De autocarro, são várias as carreiras, tanto da Carris (pode fazer simulações de percurso aqui), como da Vimeca e TST, com paragem nesta zona.

Uma alternativa a considerar, para trajectos de curta duração, serão as trotinetas eléctricas da Hive, Lime, Bird ou Circ, assim como as bicicletas partilhadas Uber Jump ou Gira. Se preferir as motas, tem sempre as eCooltra ou as Acciona, e nos automóveis, há a Emov e a ShareNow, além de todos os serviços de TVDE que o podem deixar à entrada do Lisb-On.

Comprar bilhetes na net ou no local

Os bilhetes estão à venda na Ticketline com o passe de três dias a custar 84,80 euros; para dia 6 e 8, o preço é de 42,40, mas dia 7 o preço sobre para os 53 euros. Além disto, também se podem comprar as entrtadas nas bilheteiras que estão no local, sem as taxas deste site. Crianças com menos de catorze anos não pagam. Para mais informações, pode ver o site do festival aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].