Batman afro-americano na banda-desenhada da DC? Pode acontecer já em 2020

A banda-desenhada tem vários heróis afro-americanos, mas nenhum com a visibilidade ou importância de um Capitão América, Super-Homem ou Homem de Ferro. Mas isso pode mudar em breve, na DC Comics e com Batman.

Alguns sites de entretenimento dos EUA têm partilhado aquele que será um rumor muito provável de se vir a concretizar: uma banda-desenhada com um Batman afro-americano.

A DC está a estudar esta hipótese e pode vir mesmo a acontecer ainda em 2019, embora 2020 seja o ano apontado como o da estreia deste novo ‘black Batman’. A mudança na natureza do Cavaleiro das Trevas tem como objectivo «dar uma nova vida à história e aproveitar a mudança que se tem vindo a fazer, actualmente, no mundo dos super-heróis».

Nesta onda de mudança cabe, por exemplo, a transformação de Thor numa mulher, assim como Hawkeye. No final do último filme Avengers, também ficou subentendido que Falcon (Sam Wilson) poderia ficar com o papel de Capitão América, quando este recebeu o escudo de Steve Rogers.

O primeiro filme a ter um protagonista negro, Black Panther também mostrou que esta tendência tem sucesso: além de ter sido nomeado para um Óscar, bateu vários recordes, entre os quais o filme mais lucrativo em que vemos a estreia de um super-herói.

Em Spider-man: Into the Spider-Verse (um filme de animação) a personagem afro-hispânica Miles Morales também ficaria como um novo Homem-Aranha, depois de ter ganho poderes iguais a Peter Parker. A mesma narrativa já tinha sido usada, por exemplo, no jogo de PS4 Spider-man, mas Morales apareceu neste Universo há algum tempo: a sua estreia foi na BD Ultimate Fallout #4 (Agosto de 2011).

Para já, no cinema, esta mudança de Batman ainda parece estar longe de acontecer, já que o próximo actor a representar o Homem-Morcego/Bruce Wayne será Robert Pattinson, no reboot realizado por Matt Reeves que estreia em 2021.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].