Long Live the Bat: Ubbo comemora oitenta anos do Batman com exposição gratuita

Batman Ubbo
Batman Ubbo

O centro comercial Dolce Vita Tejo (que agora se chama Ubbo) recebe, a partir de 29 de Julho, uma exposição dedicada a um dos principais heróis da DC e uma figura incontornável da cultura pop.

Muitos criticam Batman por não ser um super-herói de verdade (pelo facto de não ter um super-poder), mas outros são verdadeiros fãs do dark knight e têm tudo aquilo que há para coleccionar desta personagem.

Entre as crianças, Batman é um sucesso: é rara a vez que no Carnaval ou no Halloween não vemos alguém mascarado do heróis de Gotham City, que viu a luz do dia pela primeira vez a 30 de março de 1939, no número 27 da revista Detective Comics.

Oitenta anos passados, com vários filmes de Hollywood no currículo, em que actores como Adam West, Michael Keaton, Val Kilmer George Clooney, Christian Bale e mais recentemente Ben Affleck o interpretaram, Batman tornou-se uma figura da cultura pop.

Depois de ter aparecido pela última vez no filme Liga da Justiça, a história de Batman e de Bruce Wayne no cinema prepara-se para mais um reboot, com o actor Robert Pattinson.

Um pouco por todo o mundo há comemorações do aniversário de Batman e, em Portugal, o centro comercial Ubbo (o antigo Dolce Vita Tejo) vai ter uma exposição gratuita com vários elementos ligados a este herói da DC.

Aqui podemos ver a evolução da personagem ao longo dos anos, com os vários fatos usados nos filmes, na banda-desenhada e nas séries de TV. Ao todo temos «seis figuras de Batman em tamanho real, assim como as icónicas máscaras, gadgets, amigos e inimigos», sublinha o Ubbo.

Além disto há actividades paralelas paras os fãs, especialmente as crianças (a partir dos três anos): videojogos, arcades, jogos de mesa, kits LEGO Batman, máscaras, fatos e action figures; há ainda uma zona onde vai ser possível tirar fotografias com elementos do universo Batman.

A exposição fica no Ubbo até dia 11 de Agosto (em duas zonas, ao pé das lojas Oysho e H&M, ambas no piso 1) e pode ser visitada gratuitamente, durante a semana, das 14 às 18 horas; ao fim-de-semana, o espaço abre mais cedo, às 12. Para mais informações pode visitar o site dedicado a este evento, aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].