Motas, carros eléctricos, bicicletas e trotinetas: tudo com 30 minutos grátis em Lisboa

Partilha Lisboa
Partilha Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa está a oferecer trinta minutos gratuitos para usar todas as plataformas de mobilidade alternativa que estão oficializadas em Lisboa, desde as motas às trotinetas.

Até 16 de Julho será possível usar um código em catorze plataformas de mobilidade alternativa (excepto TVDE) que operam na capital. Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa (CML), que tem um site onde promove a oferta.

Segundo a Câmara, a mobilidade partilhada é «uma prioridade» em Lisboa, «independentemente do veículo que usar» e este site (Partilha Lisboa) aponta algumas vantagens para usar as alternativas, sobretudo eléctricas.

«Diminuir o congestionamento no centro da cidade de Lisboa, reduzir as emissões poluentes e melhorar a qualidade do ar na cidade» são os principais objectivos da CML.

No site Partilha Lisboa são mostradas várias razões para aderir à mobilidade partilhada com base em automóveis (DriveNow/ShareNow, Emov e Hertz 24/7 City), bicicletas (Gira e Uber Jump), scooters (eCooltra, falta a Acciona) e, claro, as trotinetas (Frog, Circ/Flash, Voi, Tier, Hive e Lime).

Para todos estes serviços, a Câmara está a dar um código de trinta minutos gratuitos a novos utilizadores, com a excepção do bike sharing da EMEL, a Gira. Na Hertz os 30 minutos transformam-se em 30% de desconto. A CML alerta ainda que as vantagens do código podem «variar conforme o operador» – por exemplo, na Hive, são-nos dados 37 créditos.

Uber Jump Lisboa

Para ter estes trinta minutos grátis em todas estas plataformas de motas, automóveis, bicicletas e trotinetas basta usar o código PARTILHALX nas áeras de promoções/créditos das respectivas apps. A excepção é a Circ (ex-Flash) que tem um especial, uma vez que apenas podemos usar códigos com seis caracteres: CML30M.

Se quiser ter ainda mais descontos em outras plataformas de mobilidade alternativa, como os TVDE Kapten, Bolt, myTaxi (FreeNow) e Uber, aqui ficam mais duas dezenas de códigos de minutos e viagens grátis.

TROTINETAS
Hive: 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos);
Voi: registo pelo link https://link.voiapp.io/9F5yn32IGW; na app, tente usar apenas o código 9F5yn32IGW (2,5 créditos gratuitos);
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis).

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links NSUVOEMV4QYD ou NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto de 5 euros numa viagem) | Uber Eats: eats-ricardor194 (desconto de 5 euros num pedido);
Bolt/Taxify: 8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis);
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem);
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis); mas, para já, as viagens são todas gratuitas até dia 2 de Junho.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].