Trotinetas eléctricas, DriveNow, Emov, Kapten e mais: duas mãos cheias de códigos que dão viagens grátis

viagens grátis
viagens grátis

Com a entrada, esta semana, das motas eléctricas da Acciona em Lisboa já são quase vinte as alternativas de mobilidade que estão na capital e em mais pontos de Portugal. E em todas há viagens grátis para usar.

Tudo começou com a Uber, no Verão de 2014. Foi há cinco anos que começámos a ouvir pela primeira vez o conceito de ‘mobilidade alternativa’.

Desde então, Portugal, e mais concretamente Lisboa, foram conhecendo várias opções para deixar de lado os transportes públicos ou o automóvel particular.

À Uber juntaram-se mais marcas do que se passou, este ano, a chamar TVDE, como a Chauffeur Privé (que, entretanto, mudou de nome para Kapten) ou a Taxify. Em todas, o conceito é o mesmo: usar uma app para pedir um automóvel privado para nos levar do ponto A ao ponto B.

Em 2017 começam a ficar disponíveis as bicicletas partilhadas Gira da EMEL, em Lisboa, e já este ano chegaram as Jump da Uber. No ano passado, houve ainda a emergência de uma nova forma de mobilidade: as trotinetas eléctricas, com a entrada na capital da Lime.

Passado mais de meio ano desta nova realidade, temos quase duas mãos cheias de trotinetas eléctricas não só em Lisboa, mas também em cidades como Coimbra, Faro, Gaia e Matosinhos.

Tier, Voi, Wind, Bird são algumas das marcas que apareceram depois da Lime, mas nenhuma tem uma maior presença nacional que a Flash, já que podemos alugar uma trotineta destas em oito localidades: Faro, Lisboa, Cascais, Coimbra, Almada, Maia, Gondomar. Matosinhos é a próxima cidade da lista.

Quem também não pode ficar de fora da lista da mobilidade alternativa são mais quatro marcas: duas de automóveis e duas de motas. Nas quatro rodas temos os BMW eléctricos i3, os BMW série 1 e os Mini Cooper da ShareNow (que começou as operações em Lisboa como DriveNow) e os Citroen C-Zero da Emov.

Nas motas, a eCooltra foi a única solução de motas eléctricas em Lisboa durante dois anos (chegou em 2017), mas vai ter de se preparar para a concorrência da Acciona, que se estreou em Lisboa no final de Maio.

Se nunca usou estes serviços e está à espera de um incentivo para por o pé numa trotineta, num automóvel pedido por uma das apps de TVDE ou numa mota/automóvel partilhado, temos códigos de viagens e minutos gratuitos para si. Aqui fica a lista

TROTINETAS
Hive: HELLOLISBON (dez minutos grátis), 5HcQ0LrB, hakbYqBn, cKjwHzUV e p73znz4S (32 minutos grátis em novos registos)
Voi: registo pelo link https://link.voiapp.io/9F5yn32IGW; na app, tente usar apenas o código 9F5yn32IGW (2,5 créditos gratuitos)
Lime: R3PQOBC, RPXN6Z7 (um desbloqueio grátis)

AUTOMÓVEIS
ShareNow/DriveNow: registo pelos links https://drive-now.com/f/PT/NSUVOEMV4QYD ou https://drive-now.com/f/PT/NGU4L8P3B2ZM dão bónus de 20 minutos com um preço especial

TVDE
Kapten: RICDUR3, MAFFRE1 (três euros de desconto nas primeiras três viagens)
Uber: ricardor194, w58u8ce7ue, pedrot540ue (desconto variável)
Bolt/Taxify:8YJ41, DMA5N (uma viagem grátis)
MyTaxi: mafalda.fre, ricardo.dur (cinco euros de oferta na primeira viagem)

MOTAS ELÉCTRICAS
eCooltra: dhrtj, rqvtz (oferta de dez euros para a primeira viagem)
Acciona: FUK68768 (trinta minutos grátis); mas, para já, as viagens são todas gratuitas até dia 2 de Junho

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].