A fase piloto do sistema de bicicletas públicas partilhadas da EMEL dá hoje lugar a uma nova fase da rede de bicicletas partilhadas com a marca Gira.Bicicletas de Lisboa.
É mais uma iniciativa que assinala a Semana Europeia da Mobilidade, tal como já tinha acontecido com a Uber e os deus descontos. Agora é a EMEL que inaugura a sua rede de bike sharing.
Esta partilha de bicicletas começa com dez postos onde será possível levantar e entregar cem velocípedes, mas a ideia é chegar aos 140 postos e às 1410 bicicletas.
O serviço tem três modalidades de adesão: o Passe Anual, o Passe Mensal (destinados apenas a residentes em Portugal, com um custo de 25 e 15 euros, respectivamente) e o Passe Diário, que tem um custo de 10 euros.
A estes valores de subscrição do serviço acrescem as tarifas de utilização que têm como objectivo «promover a utilização do sistema para viagens pendulares (casa-trabalho ou casa-escola), tipicamente de curta duração, por oposição às viagens de lazer», sublinha a EMEL.
Até ao final deste ano, a tarifa do primeiro período de utilização (10 cêntimos para bicicletas convencionais e vinte cêntimos para bicicletas electricamente assistidas) por cada trinta minutos será gratuita.
«A primeira fase foi muito importante para recolher as recomendações dos utilizadores que participaram no projeto piloto, envolvendo a comunidade no desenvolvimento do serviço, e identificar oportunidades de melhoria. Registámos cerca de 270 viagens diárias», revelou Luís Natal Marques, CEO da EMEL.
Para usar estas bicicletas é necessário ter a app para smartphones da EMEL que junta ao ePark a GIRA, passando tudo a funcionar com um só saldo.