Uber oferece 50% de desconto na Semana Europeia de Mobilidade

Na semana em que a UE quer promover a troca dos automóveis pelos transportes públicos ou por meios menos poluentes, a Uber está a dar 50% de desconto em viagens que tenham como destino estações de comboios e metro.

Centrada na hashtag #DitchYourKeys a Uber quer promover uma semana em que não se use o «carro próprio» e, por isso, associa-se à Semana Europeia da Mobilidade com uma acção de marketing.

Mas há muitos limites a esta iniciativa da Uber: desde logo, esqueça os 50% de desconto para ir de casa directo para o trabalho ou para aquele almoço de “negócios” na Foz ou em Cascais.

Os descontos apenas são válidos se as viagens fizerem a ligação a estações de transportes comboios/metro em Lisboa e Porto. Mais concretamente, são oito: cinco na capital e três na Invicta.

Em Lisboa, os 50% de desconto podem ser aplicados nas estações de comboios de Cascais, Oeiras, Reboleira e Pragal; deste “menu” faz ainda parta de estação de metro de Odivelas.

Já no Porto, ficam de fora estações como Campanhã ou São Bento (como em Lisboa faltam Rossio ou Parque das Nações, por exemplo); a única gare é mesmo a Estação Ferroviária de Santo Ovídio (Vila Nova de Gaia). Depois, há apenas duas estações de metro: Fórum da Maia e Fânzeres (Gondomar).

Além deste limite um pouco restrito de locais onde a promoção é válida, há mais dois constrangimentos: cada utilizador não pode fazer mais de dez viagens e usar estes 50% de desconto; além disso o desconto só pode ir até cinco euros, o que significa que para ser utilizado ao máximo, a viagem tem de custar, no máximo dez euros.

Resta dizer que o desafio #DitchYourKeys da Uber decorre esta semana em simultâneo em mais trinta cidades da Europa.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].