Patrimónios Submersos de Cascais em exposição no CascaiShopping

Em parceria com a Câmara Municipal de Cascais, o CascaiShopping recebe a exposição itinerante Patrimónios Submersos de Cascais. O objectivo é dar a conhecer a riqueza dos bens culturais subaquáticos e a biodiversidade das águas.

Até 3 de Setembro, a Praça Central do Piso 0 deste centro comercial de Cascais vai “mergulhar” nas águas de Cascais para dar a conhecer a paisagem subaquática entre o Bugio e o Cabo da Roca.

A exposição vai mostrar trabalhos de pesquisa desenvolvidos «por arqueólogos, historiadores, conservadores e biólogos», refere a organização.

Um dos materiais em exposição no CascaiShopping mostra o navio Patrão Lopes, «considerado o exemplar português mais bem conservado da I Guerra Mundial», por exemplo. Mas, além deste “achado”, há toda uma «herança cultural e natural submersas na costa entre o Bugio e o Cabo da Roca».

Aqui vai ser possível ver como é que os naufrágios se tornaram recifes artificiais e locais «dinamizadores da biodiversidade».

A exposição Patrimónios Submersos de Cascais fica na Praça Central do Piso 0 do CascaiShopping até 3 de Setembro e pode ser visitada todos os dias, das 10 às 23 horas.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].