Nokia 8 é o primeiro smartphone com lentes Zeiss

Finalmente, e depois de muita especulação, a Nokia regressou aos grandes campos de batalha dos smartphones com um topo de gama cuja máquina fotográfica é o principal destaque.

Depois de lançados os modelos Nokia 3310, Nokia 3 e Nokia 6, a marca finlandesa (que agora pertence à HMD), apresentou o seu aguardado topo de gama. O Nokia 8 é um smartphone com um ecrã IPS LCD QHD de 5,3 polegadas (2560 x 1440) protegido por um vidro Corning Gorilla 5.

O chassis é todo em alumínio e vem em quatro cores: azul polido, cobre polido (a mais Trendy, para nós), azul temperado e prateado.

Mas a grande novidade está mesmo na câmara, uma característica que distinguiu a Nokia durante bastante tempo, na primeira década do século XXI. Em 2017, a marca parece voltar a inovar com o recurso a lentes Zeiss, que equipam os dois sensores fotográficos traseiros.

Aqui, encontramos uma câmara primária com 13 MP (Cor + OIS) e outros 13 MP para um sensor mono, um modelo de fotografia que já vimos noutros smartphones; a abertura é de f/2.0. A câmara frontal também tem 13 MP e a mesma abertura, característica esta que não é muito comum noutros modelos.

Nokia 8

E como é a imagem que parece ser a principal arma deste smartphone, a Nokia aproveita para difundir o conceito ‘bothie’, um modo de imagem em que podemos captar vídeo e fotos com ambas as câmaras ao mesmo tempo, frontal e traseira – para isso é preciso activar a funcionalidade Dual-Sight que está na app da câmara do Nokia 8.

Ainda no que respeita à multimédia, este novo smartphone Nokia vem com capacidades de áudio que também são uma novidade, pelo menos para marca. Aqui, o destaque é a Nokia OZO, uma tecnologia «exclusiva de Hollywood» que capta áudio em «360 graus» e que «oferece uma experiência de áudio totalmente imersiva para os vídeos 4K».

Com todos estes trunfos na manga, o Nokia 8 chega a Portugal em meados de Setembro, ainda sem preço definido.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].