Selina Porto: há um novo hotel boutique na Invicta que se estreia na Europa

Selina Porto
Selina Porto

A cadeia de hotéis Selina nasceu em 2014 no Panamá e tem-se expandido para outros países da América Central e do Sul. O Porto é o primeiro destino europeu escolhido pela marca.

O objectivo é abrir unidades hoteleiras com o conceito boutique nos EUA Estados Unidos, Polónia, Grécia, Israel, Alemanha, Espanha e Reino Unido, mas Portugal é mesmo o primeiro país fora das “américas” a receber um Selina.

Esta escolha do Porto é explicada por um dos fundadores dos hotéis Selina, Rafael Museri, que juntamente com um amigo, criou o conceito em 2014, numa cidade do Panamá ligada ao surf, Venao.

«A opção de iniciar a nossa expansão europeia em Portugal foi natural, uma vez que é um país cheio de vida, com locais maravilhosos. O Porto é uma cidade encantadora, conhecida pela sua arquitetura, gastronomia e pelas pessoas calorosas que sabem como receber e que partilham um espírito de comunidade».

O investimento foi de 8,8 milhões de euros, valor que incluiu a «compra da propriedade, renovações, arte e design com curadoria local», diz o CEO. O Selina fica na Rua das Oliveiras, mesmo ao pé do Teatro de Carlos Alberto.

Em quatro anos, a marca expandiu-se para a Costa Rica, México, Colômbia, Equador, Guatemala, Nicarágua e Peru. A entrada na Europa começa, assim, pela “porta” de Portugal.

Para assinalar a abertura do Selina, o hotel vai ter três dias com eventos especiais: mercado urbano, concertos, workshops, tours e performances de DJ, com «o melhor dos talentos locais do Porto», sublinha Rafael Museri.

Uma das características do Selina Porto é o facto de contar com vários ambientes: há um espaço de coworking, sala de cinema, jardim, food&beverage, wellness e ofertas recreativas. O hotel está ainda recheado de obras de arte de artistas portuenses.

No jardim existe, inclusive, uma food truck a servir tacos e receitas que misturam ingredientes sul-americanos com portugueses. Este vai ser um espaço «para eventos que pretende reunir viajantes com a comunidade local».

Em relação aos quartos, há várias tipologias. Este Selina tem 190 camas e mais de 50 quartos, divididos entre dormitórios (com 4, 6 e 8 camas) e quartos privados de três categorias distintas: Standard, Deluxe e Unique.

Segundo Rafael Museri, o Porto recebe o primeiro de «vinte hotéis» que a Selina quer abrir em Portugal nos próximos «quatro anos», ou seja, até 2022. No mapa das próximas aberturas estão locais como Lisboa, Albufeira, Cascais, Comporta, Ericeira (já abriu), Lagos, Douro, Açores, Vila Nova de Mil Fontes e Peniche.

Os preços variam entre os 30 euros (para o dormitório de seis camas) e podem atingir os 300, no quarto mais luxuoso do Selina, o Unique. As reservas podem ser feitas directamente no site do hotel.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].