Pastel de Nata com vinho do Porto estreia-se num food truck

O Encontro com o Vinho e Sabores, que decorreu este fim-de-semana no Centro de Congressos de Lisboa, serviu para a Companhia da Nata mostrar o seu novo bolo.

Descrito como um «pastel de nata de vinho fino», este doce tradicional português acaba de receber um twist e preparar-se para ser apresentado “urbi et orbi” em Lisboa.

A ideia foi da Companhia da Nata, que assim, lança mais um food truck para um mercado que já começa a estar saturado de conceitos culinários. Ainda assim, isto acontece mais na comida dita “salgada”, uma vez que nos doces (ou sobremesas), ainda há algum espaço de manobra.

É aqui que a Companhia da Nata pode ganhar tracção, uma alternativa aos crepes, waffles e mini-brigadeiros que já são um habitué nos eventos de street food. «Achamos que esta é a forma mais imediata de irmos ao encontro dos mais diferentes e complementares públicos», explica Fernando Gomes, o “inventor” deste bolo.

Segundo descreve o mesmo, o Pastel de Nata de Vinho do Porto tem uma base de uma massa folhada «delicada e crocante trabalhada manualmente». O creme… bem, o creme é onde está o “segredo” desta vez (e não na massa, como no anúncio), já que é aí que entra o Vinho do Porto.

O food truck da Companhia da Nata será uma mota Piaggio, um modelo bastante comum neste tipo de conceito, e além deste novo conceito, vai vender ainda pastéis de nata comuns e servir vinho do Porto a copo «à temperatura correcta».

Depois de ser apresentada de forma oficial na feira Encontro com o Vinho e Sabores em Lisboa, a Companhia da Nata segue para o Porto, onde, segundo Fernando Gomes, estará a principal aposta da marca.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].