Nova carta da Mundet Factory é uma volta ao mundo com paragens em França, Havai, Marrocos e Tailândia

Rainha de Copas Mundet Factory
Rainha de Copas Mundet Factory

João Macedo apresentou o quarto menu sazonal da Mundet Factory. A inspiração da cozinha mundial continua presente no ADN deste restaurante do Seixal.

Foi em Julho do ano passado que a Mundet Factory inaugurou um novo conceito de restauração, o Mundet Garden, uma esplanada com bancas de street food mexicana, portuguesa italiana e turca.

Hot Dogs (EUA) com quatro opções, uma delas vegan, Pitas (Turquia), Piadinas (Itália), Tacos (México) e Pregos em Bolo do Caco (Portugal) eram as opções disponíveis, na altura.

Agora, a volta ao mundo da Mundet Factory passa por outras latitudes e traz à mesa do restaurante pratos vindos da Tailândia, Havai, França e Marrocos.

O país asiático mostra-se nas entradas com um Sticky Thai Garden, porco agridoce num wrap; do Oceano Índico, a carta de João Macedo viaja até ao outro lado do Pacífico para trazer o Ohau Shrimp do Havai: gambas panadas em coco e massa kataifi com chutney tropical.

Nos pratos principais, há sabores com sotaque gaulês. De França vem o Magret de Pato, acompanhado com puré de couve-flor assada, molho de laranja e grand marnier; de Marrocos, chega uma Tagine onde as ameixas, o couscous e a pêra bêbada se juntam a pernas de frango desossadas.

A viagem termina em Portugal, com o Bacalhau 2 Tempuras, frito numa polme branca e negra, acompanhado com um arroz de lingueirão e as Conchas da Baía, uma mini-cataplana com Mexilhão e Amêijoa.

Finalmente, um clássico da gastronomia portuguesa: o Belo do Bitoque (o nome na carta é mesmo assim), com ovo a cavalo e batatas fritas. As opções vegetarianas estão ainda reforçadas como Moussaka de Soja e Hummus.

Nas sobremesas, o chef faz pausa na sua volta ao mundo e vira-se para a fantasia: «Em todas as minhas cartas, as sobremesas foram inspiradas em algo que nos dá alegria, pois quero que os clientes saiam da Mundet Factory a rir», diz João Macedo.

Desta vez, o chef foi buscar inspiração ao universo dos livros de Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll, e criou quatro doces.

Na nova carta da Mundet Factory temos Bosque Encantado (mousse de lima com crumble de amêndoas e suspiros), Chapeleiro Louco (sponge cake de avelã com doce de leite salgado), Humpty Dumpty (pão de ló com ninho de kataifi, ovo de chocolate branco e frutos silvestres) e a Rainha de Copas (bavaroise de coco com coulis de frutos vermelhos – foto no topo).

A Mundet Factory fica na Praça 1º de Maio, no Seixal e está aberta das 12 às 1 da manhã (Terça a Quinta); às Sextas e Sábados, fecha às 2 e no Domingo às 18. Segunda-Feira o restaurante está encerrado. Para reservas pode usar os números de telefone 212 425 840 e 929 116 000.

Mundet Factory Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].