HBO Portugal: 9 coisas que tem mesmo de saber sobre o novo serviço de streaming

HBO Portugal Guia

A HBO Portugal está disponível desde segunda-feira no País. Mas, o que é na verdade a HBO? Onde podemos ver as séries e filmes desta produtora? E como vai ser com Game of Thrones?

A Netflix e a Amazon Prime já não estão sozinhas em Portugal. A chegada da HBO traz mais uma solução para ver filmes e séries quando quisermos.

Isto evita estarmos dependentes de canais como o TVCine&Séries ou outros que estão no alinhamento dos serviços de TV em Portugal. E, talvez, dependermos menos da pirataria.

A entrada da HBO em Portugal já deu origem a vários artigos em quase todos os sites nacionais que se dedicam ao entretenimento e aos negócios, mas muitos têm erros e informação incompleta.

Este guia esclarece as principais dúvidas e mostra os grandes argumentos e ideias que a marca traz para o País. Aqui estão as nove coisas que tem mesmo de saber sobre a HBO Portugal.

1 – A “exclusividade” da Vodafone
Na verdade, esta palavra é usada de uma forma um pouco abusiva pela operadora. Num primeiro momento, as pessoas podem pensar que só quem é cliente Vodafone pode ter acesso ao serviço, o que não corresponde à realidade.

O que acontece é que a Vodafone é a única operadora a ter o acesso à HBO Portugal a partir do menu da box de TV, o que é apenas uma dos seis formas que podemos usar para ver as séries e os filmes que estão nesta plataforma.

Além da box da Vodafone, a HBO Portugal tem uma app para Android, o que significa que vamos poder aceder aos conteúdos a partir de smartphones, tablets e caixas Android de televisão como a Mi Box. Depois, há ainda a PlayStation 4, computadores (a partir do site), a Apple TV, e as televisões inteligentes da LG.

Mas não é tudo: em breve vai ser possível descarregar a app HBO Portugal para as smart TV da Samsung, para a Apple TV e para iPhone/iPad.

2 – Quem for cliente Vodafone pode ver HBO sem se registar
É verdade. Se aceder à HBO Portugal a partir do Menu de opções da box de TV da operadora (basta carregar no botão ‘Menu’ do comnando ou ir até ao canal 106) pode começar a ver filmes e séries sem criar uma conta com o e-mail e uma palavra passe.

Durante o processo é, até, dado um código que pode usar para entrar na app para Android ou no browser, a partir de um computador, por exemplo.

Mas isto não significa que vai ter o serviço grátis para sempre: a partir da primeira entrada na HBO Portugal, tem apenas um mês sem precisar de fazer qualquer pagamento.

3 – O preço da HBO Portugal
É muito mais baixo que o da Netflix, cujo valor-base é de 7,99 euros e só permite que uma pessoa esteja a ver séries ou filmes de cada vez. Ou seja, apesar de poderem ser criadas várias contas de utilizador, apenas duas delas conseguem ver conteúdos ao mesmo tempo.

HBO Mensalidade

A HBO diz que ajusta os preços aos mercados e isso acontece mesmo: em Portugal, a mensalidade é de apenas 4,99 euros, contra os 7,99 de Espanha e os 9,99 euros na Noruega e na Suécia.

4 – Há conteúdos 4K na HBO Portugal?
Nem na HBO Portugal, nem nos outros serviços. O CEO da HBO Europa Hervé Payan foi muito claro na apresentação do serviço, ontem, em Lisboa: «A diferença entre o 4K e o 1080p não é significativa para os clientes. O que faz a diferença é o HDR e é isso que queremos ter nos nossos conteúdos».

Isto não é bem assim: na Netflix nota-se perfeitamente a diferença entre séries que tenham 4K e as que ainda são em 1080p. Além disso, a Netflix junta o 4K ao HDR, o que torna tudo ainda melhor. Neste campo, a HBO fica a perder.

Mas, afinal, o que é o HDR? É uma tecnologia que junta várias imagens, com exposições diferentes, o que faz com que o resultado final seja mais próximo daquele captado pelo olho humano. Além disso, os tons escuros ficam com mais detalhe, o que dá mais realismo aos cenários.

5 – A aposta na produção nacional
Para a Netflix isto parece ser um tabu, dado que sempre que perguntamos aos responsáveis se vão apostar na produção de conteúdos nacionais, a resposta é sempre a mesma: «Não comentamos interesses em mercados específicos».

Já a HBO é mais clara e promete que vai fazer ter conteúdos nacionais no seu portfólio, uma vez que é uma tradição da marca: produção nacional, com equipas nacionais, nos países onde estão.

Contudo, para vermos um filme ou uma série portuguesa com a chancela HBO ainda vamos ter de esperar: «Em Espanha, só estreámos o primeiro original HBO dois anos depois de termos entrado no país». Por isso, o melhor é não esperar novidades antes de 2021.

6 – A HBO é um canal de televisão?
Não é verdade, pelo menos em Portugal. Ao contrário do que escreveu o Diário de Notícias, não é o canal HBO que chegou ao País, mas sim o seu serviço de streaming que, nos EUA, tem o nome HBO Now.

Fora dos EUA, a marca prefere ter uma designação onde junta o seu nome ao do país (ou a uma região, como é o caso da HBO Nordic, na Escandinávia) onde está disponível. Nos Estados Unidos, existe ainda o HBO Go (tal como no Brasil), acessível através de operadores de TV por cabo. E mesmo assim, com algumas restrições.

7 – Posso partilhar a minha conta HBO Portugal com amigos?
Sim, pode. Basta que dê os dados de login (email e password) às pessoas a que quer dar acesso. Mas, como já referimos, há dois detalhes a ter em atenção: só duas pessoas podem estar a ver séries ou filmes da HBO ao mesmo tempo e o limite de dispositivos adicionados à conta é de cinco.

8 – Afinal, como é que vai ser como Game of Thrones? Estreia na HBO Portugal ou continua no SyFy?
Foi uma das principais novidades que Hervé Payan deu na conferência de imprensa de ontem: a Guerra dos Tronos estreia dia 15 de Abril às duas da manhã em Portugal (noite de Domingo, 14, para Segunda-Feira). Mas isso não impede que o canal SyFy continue a dar a série em Portugal, uma vez que os direitos de exibição em canal aberto mantêm-se.

HBO Game of Thrones

Também não vai ser por estrear numa plataforma online que os episódios vão ficar todos disponíveis, como acontece com todas as séries Netflix. A HBO tem uma opinião diferente: «Cada episódio de Game of Thrones é como um filme, tem de ser promovido de forma individual. Não faz sentido haver binge watching numa nova temporada».

Sobre estreias, ainda um dado importante: todas vão ser feitas ao mesmo tempo, em todos os mercados onde a HBO estiver presente, sejam séries dos EUA, como da Noruega ou da Hungria. Não há, assim, mercados que fiquem de fora, nem direitos de exibição exclusivos para países específicos como acontece com a Netflix.

9 – Só se fala de Game of Thrones… não há mais nada para ver na HBO?
Há e muito. A marca fala entre 4500 conteúdos diferentes, entre filmes e séries. Muitos deles estão, também, já disponíveis na Netflix, mas há vida além de A Guerra dos Tronos.

Westworld, True Detective, Big Little Lies são os principais destaques, mas há clássicos da HBO para ver como Os Sopranos ou o Sexo e a Cidade, que vale sempre a pena rever.

Há ainda documentários, filmes, e conteúdos especiais para crianças, que estão disponíveis na área Kids, como Pocoyo, a Porquinha Pepa e Ruca. Ou seja, não é por falta de diversidade que vamos deixar de querer experimentar a HBO Portugal.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].