Vera Silva inspira-se nos Descobrimentos e nos romanos para criar a carta de Inverno do restaurante Ânfora

Ânfora - Carta de Inverno 2018-19 Garum
Ânfora - Carta de Inverno 2018-19 Garum

O restaurante do hotel Palácio do Governador, em Lisboa, tem um novo menu que se inspira na expansão portuguesa e na própria história do Ânfora. Mas há mais ideias de Vera Silva a navegar na nova carta de Inverno.

As tinas de pedra que estão à entrada do hotel Palácio do Governador, os Descobrimentos Portugueses e até mesmo a época de ocupação romana em Portugal foram as inspirações da chef Vera Silva para criar a nova carta do Ânfora, um restaurante que abriu em 2015.

O restaurante do hotel da NAU Hotels & Resorts (em Belém, Lisboa) passa a ter um menu com várias opções que recordam épocas passadas, inclusive a história do próprio espaço.

«Com esta carta, tentei ao máximo ir em busca de experiências e sensações, que remontam à expansão portuguesa no mundo, mas também investiguei sobre a origem e o uso que era dado às cetárias (tinas de pedra) preservadas na entrada do hotel», explica Vera Silva.

A chef descobriu que estas tinas de pedra serviam para guardar o garum, um molho de peixe, que remonta à época dos romanos. Esta técnica, feita com várias especiarias, é uma das que define a nova carta do Ânfora.

«Tentei ser o mais fiel possível aos documentos históricos que encontrei na minha pesquisa para recriar o garum», garante Vera Silva, que usa o molho de peixe dos tempos dos romanos no Cantaril em Garum de Cavala e Mexilhão.

Em homenagem ao tempo dos Descobrimentos, dão à costa do Ânfora outras influências do Norte de África. Aqui, Vera Silva optou pelas especiarias «que trouxeram um novo sabor e elevaram a gastronomia portuguesa».

A chef usou cominhos, pimenta preta, noz-moscada, cardamomo, canela e coentros para preparar o Ras-Al-Hanôut (uma mistura de especiarias típica da cozinha no Magrebe que significa ‘o máximo da minha cozinha’), que acompanha o Carré de Cordeiro.

Os tubérculos, como o salsifi, o topinambur e a beterraba, também entram a bordo da nova carta do Ânfora, onde cada parte do menu tem nomes também inspirados nas épocas da expansão portuguesa no Mundo.

A parte das entradas chama-se ‘Há Muito, Muito Tempo’; os pratos de carne estão em ‘À Terra Voltamos Sempre’ e os de peixe andam por ‘Descobrimos o Mar’. No Ânfora há ainda pratos vegetarianos em ‘Com Novas Histórias Para Contar’; as sobremesas têm ‘
E Um Doce Para Nos Aconchegar’.

No Ânfora, o preço médio da refeição ronda os trinta euros por pessoa e há ainda um menu de degustação de seis pratos, disponível por sessenta euros, que têm de ser reservado de forma antecipada.

Para marcar mesa no restaurante do NAU Hotels & Resorts Palácio do Governador (a nova carta pode ser pedida ao almoço e ao jantar) pode usar o número de telefone 212 467 800 ou o email [email protected].

Ânfora Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].