Henrique Sá Pessoa sugere um bitoque à antiga mas com um twist no ovo estrelado

Bitoque Sá Pessoa Balcão
Bitoque Sá Pessoa Balcão

Um dos pratos mais populares em Portugal tem uma espécie de regresso às origens no restaurante Balcão, de Henrique Sá Pessoa. O ovo a cavalo está garantido, mas com um twist.

O bitoque é daqueles partos que nunca passa de moda e que muda pouco de restaurante para restaurante: bife, ovo, batatas fritas e está feito. Apesar de haver algumas invenções (e reinvenções), a base é quase sempre a mesma.

E Henrique Sá Pessoa parece saber que o segredo de um bom bitoque é usar as receitas e os ingredientes tradicionais. No restaurante Balcão, do El Corte Inglés em Lisboa, é isto mesmo que acontece.

O chef criou um bitoque à antiga com um bife de vaca do poujadouro (a parte interna e posterior da coxa) servido com molho feito com alho, manteiga, vinho branco e mostarda. A isto juntam-se ainda os pickles.

Para acompanhar, não faltam as batatas fritas às rodelas e (preferíamos em palitos) e o “clássico” ovo a cavalo, um dos ingredientes que define o bitoque: sem ele, é apenas um Prego no prato.

As aspas no “clássico” são propositadas: é que, embora o ovo seja servido em cima do bife, a preparação do mesmo não tem muito de tradicional. Aqui, Henrique Sá Pessoa dá um twist.

«A gema é separada da clara, e depois cozinhada a baixa temperatura para que quando quebrada apresente uma textura cremosa, e não liquida. Por cima do bife, a primeira camada é a clara estrelada, a segunda uma cama de pickles caseiros, e, por fim, a gema reluzente», explica o chef.

O bitoque de Henrique Sá Pessoa no Balcão, o restaurante de assinatura do chef no Gourmet Experience do El Corte Inglés custa 18 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].