Cozinha da Clara Primavera
Cozinha da Clara Primavera

Cozinha da Clara apresenta carta de Primavera e um novo menu de tapas para petiscar

O restaurante da Quinta de la Rosa, no Pinhão, a paredes meias com o Douro, tem uma nova carta dividida entre pratos contemporâneos e tradicionais. E ainda há um menu de tapas para petiscar.

Nesta altura do ano, o anúncio das cartas de Primavera são como os cogumelos. Uma das mais recentes a ser anunciada é a da Cozinha da Clara, no Pinhão, Alijó.

Este restaurante pertence à propriedade Quinta de la Rosa, produtora de vinho do Douro, e tem o chef Pedro Cardoso a liderar a cozinha.

Para assinalar a chegada da Primavera, o chef criou uma nova carta dividida entre partos contemporâneos e tradicionais, bem como uma ementa de tapas, para petiscar.

Aqui, entre as nove opções, as sugestões vão para a tábua de queijos nacionais’, os bolinhos de bacalhau da avó Clara e as esferas de alheira recheadas com queijo da Serra. Os preços variam entre os seis e os quinze euros.

Em relação à carta, há pratos fixos mas existem outros que podem entrar e sair, já que a aposta do chef passa por usar «produtos da época».

Esta nova carta da Cozinha da Clara está ainda dividida entre pratos tradicionais e contemporâneos. A primeira é inspirada pela cozinha regional e a segunda tem mais atenção ao detalhe e à apresentação.

Nesta parte mais contemporânea podemos encontrar a corvina corada com texturas de ervilhas e sabores de chouriço ou um lombo de vitela com puré de aipo, legumes assados e chips de tubérculos.

Já na carta dedicada à gastronomia regional há o clássico cabrito com batata no forno e grelos ao alho, bacalhau com broa de Covas do Douro, esmagada de batata e azeitona da quinta e polvo à lagareiro com batata a murro regado com o azeite extra virgem da Quinta de la Rosa.

O chef Pedro Cardoso criou ainda pratos vegetarianos com ingredientes regionais, como a polenta cremosa, legumes e cogumelos saltados ou o penne com molho de tomate e legumes da época.

Nas sobremesas, há a nossa tarde de amêndoa e o cremoso de avelã, pastel de nata e o café expresso português na interpretação do chef e pudim de laranja com sorbet de tangerina.

A Cozinha da Clara tem ainda um menu de jantar composto por várias entradas para partilhar, um prato principal e uma sobremesa. O vinho, água e cafés estão incluídos e o preço é de 50 euros. Se optar por vinhos Reserva, são mais 10 euros.

O menu de Primavera completo pode ser visto aqui. Para reservas, use os números de telefone 254 732 254 ou 931 461 038.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].