A castanha é o ingrediente de destaque que se segue na Cozinha da clara, o restaurante da Quinta de la Rosa, no Pinhão.
Depois do tomate coração de boi, em Agosto, e da uva, em Setembro, o restaurante Cozinha da Clara aposta na castanha. No mês em que se celebra o São Martinho, o chef Pedro Cardoso criou um menu que gira em torno deste fruto.
A ideia foi fazer gastronomia de conforto e recordar tempos em que a importância dada à castanha, às refeições, era muito superior à de hoje.
O chef lembra que «antes da chegada da batata a Portugal», na época dos Descobrimentos, «o povo português alimentava-se do que a terra lhe dava, em harmonia com o que hoje chamamos de sazonalidade».
É esse conceito que Pedro Cardoso quer levar até à Cozinha da Clara em Novembro. Assim, o novo menu centrado na castanha começa com um amuse bouche: Creme de Castanha, Cogumelos e Queijo da Ilha.
Segue-se, como prato principal, o Cachaço de Porco com Feijocas e Castanhas Glaciadas e, como sobremesa, Pudim de Castanha e Vinho do Porto com Gelado de Lúcia-Lima.
O preço do Menu Castanha é de 35 euros, sem bebidas, e de 45 euros com suplemento de vinhos da Quinta de la Rosa. Lembre-se que esta marca já tinha sido notícia este ano por ter lançado duas cervejas artesanais.