Castanha vai ser a estrela do menu de Outono da Cozinha da Clara

A castanha é o ingrediente de destaque que se segue na Cozinha da clara, o restaurante da Quinta de la Rosa, no Pinhão.

Depois do tomate coração de boi, em Agosto, e da uva, em Setembro, o restaurante Cozinha da Clara aposta na castanha. No mês em que se celebra o São Martinho, o chef Pedro Cardoso criou um menu que gira em torno deste fruto.

A ideia foi fazer gastronomia de conforto e recordar tempos em que a importância dada à castanha, às refeições, era muito superior à de hoje.

O chef lembra que «antes da chegada da batata a Portugal», na época dos Descobrimentos, «o povo português alimentava-se do que a terra lhe dava, em harmonia com o que hoje chamamos de sazonalidade».

É esse conceito que Pedro Cardoso quer levar até à Cozinha da Clara em Novembro. Assim, o novo menu centrado na castanha começa com um amuse bouche: Creme de Castanha, Cogumelos e Queijo da Ilha.

Segue-se, como prato principal, o Cachaço de Porco com Feijocas e Castanhas Glaciadas e, como sobremesa, Pudim de Castanha e Vinho do Porto com Gelado de Lúcia-Lima.

O preço do Menu Castanha é de 35 euros, sem bebidas, e de 45 euros com suplemento de vinhos da Quinta de la Rosa. Lembre-se que esta marca já tinha sido notícia este ano por ter lançado duas cervejas artesanais.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].