Entre 22 e 30 de Setembro, Lisboa vai ser dominada por duas festas da cerveja: primeiro, no Jardim do Torel e, depois, no mercado de Campo de Ourique.
Durante uma semana, a Lisbon Beer Week tomou de assalto a capital e termina com uma festa no Jardim do Torel onde apenas vão entrar cervejas artesanais portuguesas.
Juntamente com a bebida, há carrinhas de street food e música para animar a malta. Ao todo serão cerca de cinquentas, as variedades de cerveja que vão poder ser provadas.
Oitava Colina, Dois Corvos, Bolina, Vadia, Letra, Sovina, Marafada, Against the Tide, e LX Brewery são algumas das marcas nacionais que vão estar no Jardim do Torel. A entrada nesta festa da cerveja é gratuita, mas para beber as cervejas vai ter de comprar um copo de vidro que custa três euros.
Hoje e Sábado, este festival começa às 16 horas e termina à 1 da manhã; no Domingo, as portas fecham mais cedo, às 22 horas.
Campo de Ourique recebe marcas grandes e artesanais
Se este fim-de-semana não conseguir ir até ao Torel para beber uma cervejinha, fique descansado: para a semana há mais “sumo de cevada”, desta vez no Mercado de Campo de Ourique.
Este espaço vai receber a 3.ª edição do Festival da Cerveja, onde às marcas de dimensão internacional, se juntam, este ano, três marcas artesanais portuguesas: Topázio, Onyx e Lagunitas. As restantes são todas da Sociedade Central de Cervejas: Sagres, Sagres Radler, Bohemia, Heineken e Guinness.
Durante os três dias deste festival da cerveja, o Mercado de Campo de Ourique vai ter, à semelhança do que acontece no Torel, uma programação musical, com concertos todos os dias, a partir das 21 horas.
A entrada é gratuita e as cervejas, depois, têm vários preços. Dia 28 de Setembro, o Mercado de Campo de Ourique inaugura a festa da cerveja às 18 e só fecha à meia-noite: Sexta e Sábado (29 e 30) o horário é mais alargado: das 12 à 1 da manhã.
Outubro também entra em Lisboa com muita cerveja
Mas o tema ‘cerveja’ não se acaba com o mês de Setembro, dado que o primeiro fim-de-semana (alargado) Outubro promete igualmente ser bem regado.
De 4 a 8 é a vez do Campo Pequeno receber aquilo que chama a versão portuguesa do festival alemão Oktoberfest, a ‘Cerveja em Lisboa’.
A entrada é paga com a aquisição de um de três copos gravado com o logótipo do evento: imperial (3 euros), túlipa e caneca de 50 cl (ambos, 5 euros). Neste festival as provas são gratuitas, o que significa que todos podemos encher os copos com 10 cl de todas as cervejas que quisermos.
Em relação à alimentação, a arena do Campo Pequeno vai receber, segundo a organização, «um conjunto de marcas de street food que já fazem parte do panorama português».
As portas do Cerveja em Lisboa abrem todos os dias às 16 e encerram à meia-noite, com excepção do último Domingo (último dia), em que o festival fecha às 21 horas.