Origem: refeições biológicas e veggie com “alma” de Cozinha Saudável

Do Espaço Amoreiras, a origem desta Cozinha Saudável, o restaurante “saltou” para a 24 de Julho onde ocupa há uns meses o rés-do-chão do Edifício D.Luis |.

Já esteve mais longe de ser um império. A Origem – Cozinha Saudável começou com um espaço na zona das Amoreiras, mas rapidamente soube encontrar forma de se “espalhar” pela cidade de Lisboa.

Além dos agora dois restaurantes abertos (o mais recente é o da 24 de Julho, perto do Cais do Sodré), a Origem tem cafetarias nos supermercados Brio (Carnaxide e Chiado), bem como na zona onde abriu a sua primeira loja: Espaço Amoreiras.

E não é tudo: a Origem é o restaurante/cafetaria da Oeiras International School, da firma de advogados Abreu e da Randstad Lisboa, uma empresa de recrutamento.

Mas a coqueluche é mesmo o restaurante do Edifício D. Luís I, quase, quase com os pés de molho no Tejo. «Decidimos abrir um novo espaço Origem na zona ribeirinha da cidade de Lisboa, porque além de ser actualmente uma das zonas mais procuradas da cidade, é um local de eleição no que toca ao equilíbrio entre o trabalho, o lazer e o bem-estar», explica Luz Pinto Basto, directora executiva da Origem.

Com uma decoração «muito ligada à Terra», este restaurante oferece um serviço de cafetaria, restauração self-service e ainda serviço de take away. Luz Pinto Basto garante ainda que «sempre que possível», as refeições são cozinhadas com ingredientes «biológicos».

Um dos chamarizes deste Origem é o facto de ter uma happy hour das 17 às 20 horas. E não, não é de cerveja, claro. Aqui, as estrelas são os palitos de legumes que substituem, e bem, as batatas fritas.

O menu desta “hora feliz” inclui ainda Hummus de Beterraba, Mini-Hambúrgueres de Salmão e Vitela com molho Origem, Chips de Batata Doce com Guacamole e Rolinhos de Wraps Vegetarianos, de Frango ou de Atum.

Fora da happy-hour, há, claro os menus que incluem sopa, prato principal (carne, peixe ou vegetariano), saldas, quiches, empadas, pregos e hambúrgueres, por exemplo.

Além disto, a Origem é já conhecida por ter «sobremesas e refeições sem açúcar, glúten e lactose» lembra Luz Pinto Basto. Para pequenos-almoços e lanches há naturais, iogurtes com fruta, panquecas de aveia e bolos também sem estas coisas todas que fazem mal à linha ou ao espírito.

Com a abertura nesta zona de Lisboa, a tradição da Origem mantêm-se. Além de querer ir buscar «turistas» (o que, nesta zona é complicado, devido à oferta excedentária que há no eixo Cais do Sodré – Santos), Luz Pinto Basto aponta, tal como no Espaço Amoreiras, aos «empresários e funcionários de escritório».

O restaurante/cafetaria Origem – Cozinha Saudável está aberto apenas aos dias de semana, das 8 às 20 horas. A morada exacta é Rua do Instituto Industrial, n. º7 A (fica na esquina do Edifício D. Luis I).


Nota de redacção: o TRENDY almoçou no Origem – Cozinha Saudável no dia 31 de Maio a convite dos responsáveis.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].