Waka Cevicheria: restaurante nikkei faz um ano e renova carta

O restaurante de gastronomia nikkei (fusão entre a cozinha japonesa e a peruana) assopra as velas do primeiro aniversário com a apresentação de novos pratos.

Há um ano, e depois de terem aberto o restaurante de sushi Confraria, em Cascais, Jorge e Viviane Leote decidiram apostar noutro conceito. Embora com a mesma ligação ao mar, a decisão foi a de trazer para Portugal a gastronomia nikkei.

Foi assim que nasceu o Waka Cevicheria, com um conceito que reflecte a fusão entre a gastronomia peruana e a japonesa. A história da “paixão” entre estas duas cozinhas começou no século XIX.

Na altura, «emigrantes japoneses chegaram ao Peru para trabalhar nas plantações de açúcar e começaram a introduzir produtos peruanos na alimentação», contam Jorge e Viviane Leote.

Assim, com o peixe fresco, os japoneses começaram a comer «lima, milho, pimentas peruanas ajis, mandioca, variedades de batata, molho de soja e sésamo».

A troca de culturas gastronómicas envolveu «ceviches, tártaros, tiraditos, causitas e sushi». Estes pratos deram, assim, «origem ao conceito nikkei».

O Waka Cevicheria baseia-se precisamente nesta fusão para criar um menu, que agora foi renovado.

Entre as novidades da carta estão as Cevichipo Chips, os Temakis de Salmão e o Atum Spicy. Já as novidades nos pratos quentes são o Udon de Camarão e o Risotto de Quinoa de Camarão ou de Salmão.

O Eby Spicy (tempura de camarão com molho picante sobre salada verde), o Ceviche Waka (peixe branco, polvo e camarão marinado em leite tigre com batata doce) e a Degustação de Causitas são as outras sugestões de Jorge e Viviane Leote.

O Waka Cevicheria serve almoços e jantares todos os dias da semana, entre as 12 e as 15:30 e entre as 19 e as 24 horas. O custo médio por pessoa é de vinte euros.

Waka Cevicheria Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].