Bitaites gastronómicos vão ecoar (e fazer crescer água na boca) pelo Porto

O Restaurante Gastrô Bar & Kitchen do Hotel NH Collection Porto Batalha será o palco
de uma mostra gastronómica onde dez chefs vão dar os seus bitaites sobre cozinha.

‘Bitaites’ é uma expressão intimamente tripeira: foi criada pelo professor Hernâni Gonçalves (que pertenceu a várias equipas técnicas do FC Porto) e eram umas espécies de chalaças ou bocas dadas pelo mesmo para picar alguém ou entreter os adeptos.

Agora, a palavra foi “raptada” para o universo gastronómico e vai dar o nome a um evento no Porto, o Laboratório Bitaites, onde se vão fazer várias experiências gastronómicas:
o chef Álvaro Costa será o anfitrião.

O Laboratório Bitaites vai contar com a participação de alguns dos restaurantes mais emblemáticos da Cidade Invicta e mesmo alguns estrangeiros. O menu de degustação vai contar com dezasseis pratos, acompanhados de vinhos e cocktails.

Ao todo, este encontro vai incluir três eventos, que terão lugar nas últimas sextas-feiras dos meses de Outubro, Novembro de 2016 e Janeiro de 2017. Em cada Laboratório Bitaites, o chef Álvaro Costa, em conjunto com mais três chefs, «são desafiados a saírem da sua zona de conforto e elaborarem quatro pratos diferentes num ambiente descontraído, com animação ao vivo», explica a organização.

Com marcação prévia, o jantar de cada evento será volante, tem bebidas incluídas e o preço será de 49 euros. No final de cada Laboratório Bitaites, os pratos feitos pelos chefs serão alvo de votação por parte do público.

Laboratorio Bitaites

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].