Pascoalini: gelados e sorvetes artesanais no coração do Ribatejo

Esta geladaria de Santarém promove o que a região tem de melhor e oferece sabores do Ribatejo: há sorvete de Morango das Fazendas de Almeirim, Melão de Almeirim, Figo de Almoster!

A Pascoalini (que também é uma croissanteria) abriu portas em 2013, mas agora chega a altura de abraçar novos desafios. Assim, Rui e Patrícia Pascoalinho, os criadores deste conceito, apostaram na compra de duas motas de street food e criaram uma gama de gelados e sorvetes com a assinatura ‘Sabores do Ribatejo by Pascoalini’.

A oferta é composta por sorvetes de frutas e, também, legumes e gelados de doces regionais; em comum, todas têm a produção artesanal.

Sorvete de Morango das Fazendas de Almeirim, Melão de Almeirim, Figo de Almoster são alguns do sabores que podem ser pedidos nos copinhos ou em cones de baunilha da Pascoalini. Em breve, a geladaria vai lançar o sorvete Tomate de Azambuja.

Mas não é tudo: como resultado de uma «vasta pesquisa e de testes diversos» feitos por Rui e Patrícia Pascoalinho nasceram os gelados de Celeste, de Pampilho – ambos típicos de Santarém – e de Mousse de Chocolate com Arrepiado, um doce conventual de Almoster.

Estes são alguns dos sabores dos mais de cem que já foram criados por esta dupla e, além dos Sabores do Ribatejo, há gelado de Bolota Caramelizada, de Cerveja Artesanal (Bolina), de Pipocas ou de Gomas, estes últimos mais para as crianças.

Da oferta infantil fazem também parte os gelados de ‘Oreo’ ou de ‘M&M’s’, mas a liderar as vendas da Pascoalini estão os típicos sabores de ‘Morango (das Fazendas de Almeirim)’ e ‘Chocolate’.

«O que diferencia os nossos gelados é o facto de o sabor dos mesmos ser muito próximo dos sabores originais. É habitual ouvirmos na nossa loja que o sorvete de morango sabe mesmo a morango ou que no gelado de Pêra-Rocha se sentem os “filamentos” que caracterizam esta variedade de pêra», conta Rui Pascoalinho.

Rodrigo Castelo, chef do restaurante Taberna Ó Balcão, também em Santarém, junta-se à iniciativa como embaixador da gama ‘Sabores do Ribatejo by Pascoalini’.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].