Serรก um robot? Tem inteligรชncia artificial? Consegue tomar decisรตes? Estas sรฃo algumas das perguntas que ficam na cabeรงa depois de uns minutos ao volante do novo Classe E.
ยซO futuro estรก a chegarยป. Foi assim que Carsten Dipplet, director-geral de vendas e marketing da Mercedes Portugal, deu o pontapรฉ de saรญda para a apresentaรงรฃo nacional do novo Mercedes Classe E.
Aquele que รฉ considerado pela prรณpria marca como o seu ยซmodelo mais clรกssicoยป chega aos setenta anos cheio de tecnologia, numa versรฃo que a Mercedes apelida naturalmente como a ยซmelhor de sempreยป.
A dรฉcima geraรงรฃo desta “limousine executiva” marca a estreia mundial de vรกrias inovaรงรตes tecnolรณgicas, como a conduรงรฃo autรณnoma, a elevada seguranรงa e a conectividade, razรตes que levam Carsten Dipple a afirmar que a Mercedes abriu ยซem definitivo as portas do futuroยป.
Estas inovaรงรตes fazem com que o automรณvel seja o ยซmais inteligente entre os veรญculos executivosยป, sublinha o mesmo director. Aliado ร s tecnologias, estรก uma carroรงaria de baixo peso e uma nova suspensรฃo pneumรกtica, disponรญvel como opรงรฃo.
No que respeita ao design, a marca nรฃo arriscou muito e o resultado acaba por nรฃo ser impressionante, como vimos anteriormente em modelos como o CLA e o GLA. Os traรงos conservadores ficam, assim, em linha com o que estamos habituados a ver nas limousines da Mercedes. Apesar disso, conte com uma longa distรขncia entre eixos, rodas de grandes dimensรตes e uma linha bem definida e elegante.
A frente tem duas versรตes, consoante os modelos escolhidos: a versรฃo base traz a grelha do radiador clรกssica Mercedes, com a estrela no capot, tal como a linha Exclusive; jรก as versรตes Avantgarde e AMG ostentam uma grelha do radiador desportiva com a estrela Mercedes de grandes dimensรตes ao centro. Atrรกs, as linhas convencionais mantรชm-se, mas hรก um destaque nas duas รณpticas: uma chuva de estrelas criada pela tecnologia de reflexรฃo.
No interior, este automรณvel รฉ daqueles que dรก a sensaรงรฃo de estarmos aos comandos de uma nave espacial, algo que vai sendo muito comum nos automรณveis de segmento mais avanรงado, resultado da evoluรงรฃo tecnolรณgica.
O equipamento opcional inclui dois ecrรฃs HD, cada um com 12,3 polegadas (uma estreia neste segmento), que se encontram cobertos por uma รบnica placa em vidro.
Os botรตes de controlo tรกcteis que podemos usar no volante lembram os botรตes que alguns Nokia antigos traziam ao centro, mesmo por baixo do ecrรฃ. Com um arrastar de dedo podemos controlar todo o sistema de entretenimento sem retirar as suas mรฃos do volante.
Este sistema estรก ainda equipado com controlos adicionais, na forma de um touchpad com controlador na consola central, que permite reconhecer a escrita manual e ainda o sistema de controlo por voz.
O novo Classe E jรก chegou ao mercado nacional com dois motores ร escolha: a versรฃo E 200 com um motor de quatro cilindros a gasolina e a versรฃo E 220 d com um novo motor de quatro cilindros a diesel. Este รบltimo modelo estarรก disponรญvel por um preรงo de 58 550 euros.
Todos os modelos disponรญveis no lanรงamento de mercado estรฃo equipados de sรฉrie com a nova caixa de nove velocidades automรกtica 9G-TRONIC.
Veja o vรญdeo no canal de YouTube do TRENDY.โจ
O automรณvel que se estaciona sozinho
Nรฃo รฉ propriamente uma novidade, mas รฉ sempre impressionante ver um carros destas dimensรตes a estacionar-se sozinho, sem que seja preciso, sequer, alguรฉm estar ao volante.
ร aqui que entra o Assistente de Estacionamento Remoto. Pela primeira vez na Mercedes, este sistema permite que o veรญculo faรงa manobras simples em garagens e lugares de estacionamento atravรฉs de uma aplicaรงรฃo de smartphone, a Remote Parking Pilot, disponรญvel para iOS e Android.