Acabou a viagem de Marco Polo na Netflix

A Netflix dá a ideia de ser um porto seguro para séries, mas depois de ter deixado cair a terceira temporada Bloodlines, agora segue-se o cancelamento de Marco Polo.

A viagem de Marco Polo na Netflix chegou ao fim. Duas temporadas e um spin-off depois (One Hundred Eyes, 2015), a Netflix anunciou que não vai haver um terceiro conjunto de episódios deste explorador italiano do século XIII.

Marco Polo chegou em 2014 ao serviço de streaming e a segunda temporada estreou este ano. Protagonizada por Lorenzo Richelmy, esta série tinha ainda o conhecido actor inglês Benedict Wong no papel de Kublai Khan, neto de Genghis Khan.

Esta série, a terceira mais cara de sempre do Netflix (orçamento de 85 milhões de euros por temporada), apostou na gravação em locais remotos, como o Cazaquistão, para dar mais credibilidade à história, o que acabou por pesar (e muito) no valor dos cheques passados à equipa de produção.

Apesar de a primeira temporada ter causado um grande buzz entre os assinantes da Netflix, a segunda ficou àquem das expectativas e não conseguiu dar continuidade ao interesse que os primeiros episódios despertaram.

Mesmo com este cancelamento, o produtor Harvey Weinstein agradeceu à Netflix a oportunidade: «Foram incríveis. Deram-nos o todo o espaço e margem de manobra para termos um grupo de actores o mais próximo dos critérios de diversidade. O apoio dado durante a produção foi incrível, e não há muitas empresas que tenham este comportamento».

Harvey Weinstein deixou ainda a porta aberta a futuras colaborações com a Netflix, em séries com um tema semelhante: «Sou um apaixonado pela história asiática, é um tema muito rico. Estou disponível para entrar em futuros projectos com a Netflix, casa haja uma nova oportunidade».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].