Seis chefs à mesa: há uma nova loja gourmet com pratos de assinatura para take-away ou entregas em casa

O objectivo é oferecer «pratos de alguns dos mais conceituados chefs portugueses», com receitas já prontas ou pré-preparadas.

©Chefs à Mesa
©Chefs à Mesa

Chama-se Chefs à Mesa e fica em Lisboa. Esta loja (física e online), criada por Rui Carmo e Carlos Fontão de Carvalho tem um conceito de mercearia, onde há refeições prontas e pré-preparadas.

Bertílio Gomes, Miguel Castro e Silva, Paulo Morais, Vítor Adão, Vítor Sobral e Luccas Paixão (Asoka) são os chefs que se “sentam” à mesa de uma nova loja gourmet, que fica na zona de Entrecampos, em Lisboa.

O objectivo é oferecer «pratos de alguns dos mais conceituados chefs portugueses», com receitas já prontas ou pré-preparadas (com instruções incluídas», que podem ser entregues em casa ou levantadas no local (take-away).

Contudo, o conceito da Chefs à Mesa não se esgota aqui: esta é também uma mercearia onde é possível encontrar «frescos, conservas, molhos, condimentos, compotas, chutneys, queijos, patês, vinhos, licores e chás». Além disto, há ainda o pão dos chefs Bertílio Gomes e Vítor Sobral.

©Chefs a Mesa
©Chefs a Mesa | Cada chef tem direito a um frigorífico vertical one estão disponíveis os seus pratos de assinatura.

«Este é um conceito de cozinha de autor, acessível e disponível todos os dias à mesa. Com esta abordagem pioneira em Portugal, a Chefs à Mesa tem de uma oferta diferenciada com propostas gastronómicas únicas», explica afirma Rui Carmo, sócio e co-fundador do projecto, juntamente com Carlos Fontão de Carvalho.

A loja está aberta ao público, com uma zona dedicada a cada chef, onde estão os «pratos mais icónicos» de cada um (pode ver o menu, aqui), congelados ou em vácuo: entre as opções estão, por exemplo, o Unagi Don, de Paulo Morais; a Canja de Lingueirão à Taberna, de Bertílio Gomes; a Bochecha de Porco Preto em Vinho do Porto, de Vítor Sobral; a Corvina, Molho de Anis e Batata Kennebec, de Vítor Adão; e o Rolo Mediterrânico (vegetariano) de Luccas Paixão.

Caso a compra seja feita online, quem não quiser (ou não puder) recolher os pedidos na loja, pode pedir a entrega em casa: a Chefs à Mesa tem este serviço disponível Terças, Quintas e Sábados, em Lisboa Oeiras e Cascais, com preços entre cinco e vinte euros. A alternativa é fazer os pedidos pela app Volup.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].