A nova Esquina de Vitor Sobral fica em Cascais: é a maior de sempre do chef e tem quatro conceitos gastronómicos

Água, Fogo, Terra e Ar: são estas as peças que fazem parte do puzzle gastronómico que é a Lota da Esquina.

©Olho Negro Fotografia
©Olho Negro Fotografia

À Tasca, Taberna, Pão, Peixaria e Oficina, Vitor Sobral junta agora a sua maior Esquina até à data: são dois mil metros quadrados, quatrocentos lugares e dois pisos, com esplanada.

O conceito de ter restaurantes com menos de cem lugares é, pela primeira vez, riscado por Vitor Sobral nesta sua “gama” de espaços. O chef inaugurou a Lota da Esquina, em Cascais, que caracteriza como um «tributo à tradição piscatória da vila» – o restaurante fica mesmo no antigo edifício da lota.

Este restaurante tem mais de «dois mil metros quadrados e capacidade para cerca de quatrocentas pessoas» no interior e na esplanada. «É um grande desafio, e só com muita determinação e energia, que tenho de sobra, é que se consegue gerir um projeto desta envergadura», assume o chef.

A Lota da Esquina tem um conceito que se divide em quatro espaços, com os nomes dos elementos – Água, Fogo, Terra e Ar – e que deixam antever o tipo de pratos que compõem os menus.

©Olho Negro Fotografia
©Olho Negro Fotografia | Para já, a sala/restaurante Água é a única que está aberta; o Fogo só é “aceso” em Dezembro.

Assim, no Água, os “ingredientes” principais são o peixe e o marisco, com uma carta que «varia diariamente consoante as opções que estiverem disponíveis no mercado». Aqui, podemos escolher o peixe e a forma como é cozinhado: «Grelhado no carvão, moqueca, arroz, massada ou caril», explica Vitor Sobral.

Por cima do Água, fica o Fogo, o restaurante de carne da Lota da Esquina, que só abre em Dezembro. O conceito é, como está subentendido no nome, cozinha ao lume, neste caso com carvão: «Os alimentos são biológicos, seja a carne ou os legumes, onde o principal conceito é trabalhar o menos possível cada produto», diz o chef.

Entre as opções estão «vitela, cabrito, borrego, porco», com um “aviso” de Vitor Sobral: «Vão ser servidas todas as partes dos animais, como as miudezas bovinas, caprinas e suínas. Vai haver tutano, língua de vaca, molejas, fígado de porco e rins de borrego mas também perna de borrego, lombo de porco ou carne maturada».

©Olho Negro Fotografia
©Olho Negro Fotografia | No bar Terra vai haver música ao vivo e DJ sets.

Neste dois espaços, funciona o bar Ar, onde é possível beber um copo antes de ir para a mesa ou comer alguns petiscos. A Lota da Esquina integra ainda outro bar, o Terra, em que os destaques são a carta de «bebidas e cocktails do mundo inteiro» e uma pista de dança, com música ao vivo ou DJ sets, uma novidade nos conceitos de Vitor Sobral.

A Lota da Esquina fica ao lado da Praia da Ribeira e do Hotel Baía, no Largo Henrique Anjos; para reservas pode usar o telefone 214 841 315 ou o The Fork.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].