Olha a onda, olha a onda: LEGO recria uma das obras de arte japonesa mais reconhecidas de sempre

A Grande Onda de Kanagawa faz parte de uma série de 36 pinturas que têm como protagonista o Monte Fuji. A versão em LEGO tem 1810 peças.

©LEGO

A Grande Onda de Kanagawa, do pintor japonês Katsushika Hokusai, é o mais recente “quadro” da gama LEGO Art. Tem 1810 peças e custa cem euros.

Numa galeria onde já estava A Noite Estrelada, entra agora Hokusai – A Grande Onda, um set que recria uma das mais emblemáticas (senão mesmo, a principal) obras de arte japonesas de sempre: A Grande Onda de Kanagawa.

Pintada recorrendo ao método ukiyo-e (significa ‘pinturas do mundo flutuante’ e é uma técnica de xilogravura que tem como base a madeira), o pintor japonês Katsushika Hokusai criou um cenário com uma grande onda que ameaça um barco de pescadores, com o Monte Fuji ao fundo.

©Metropolitan Museum of Art - Grande Onda Kanagawa
©Metropolitan Museum of Art | A xilogravura Grande Onda de Kanagawa foi criada segundo o método japonês ukiyo-e.

A Grande Onda de Kanagawa faz parte de uma série de 36 pinturas que têm como protagonista o Monte Fuji e acabou por ser a mais conhecida, tendo-se tornado um elemento da cultura pop. Actualmente, a gravura está exposta no Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque.

Uma das versões mais recentes é, então, este kit LEGO Art com 1810 peças e, curiosamente, tem dimensões maiores que a peça original, incluindo, contudo, a moldura: 47,6 x 37,9 contra 25 x 37 cm.

As reservas já podem ser feitas online, com as primeiras unidades a serem entregues a 26 de Janeiro. O PVP é de 99,99 euros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].