Fernando Pessoa e Edgar Alan Poe são os protagonistas de uma nova peça de teatro imersivo que estreia este mês

Nesta peça, o público pode explorar livremente um espaço com cerca de dois mil metros quadrados e decidir que personagens seguir.

O Hospital Militar da Estrela, um pólo cultural que agora se chama House of Neverless, vai receber o seu primeiro espectáculo, uma peça de teatro imersivo: A Morte do Corvo.

E se Fernando Pessoa e Edgar Alan Poe tivessem vivido na mesma altura e desenvolvido uma relação «tensa e ciumenta»? É este o ponto de partida para a peça de teatro imersivo A Morte do Corvo, que estreia a 13 de Janeiro no antigo Hospital Militar da Estrela, que agora é o centro de cultural House of Neverless.

A história, que decorre em 1924 (75 anos depois da morte do poeta inglês e 9, do escritor nacional) centra-se nesta relação, mas inclui «vários acontecimentos secundários a decorrer em simultâneo» – e é aqui que entra a imersividade: o público vai poder «explorar livremente um espaço com cerca de dois mil metros quadrados» e decidir que «personagens enigmáticas seguir», explica Nuno Moreira, que teve a ideia para esta peça e assina a direcção artística.

A Morte do Corvo não tem texto mas, segundo Nuno Moreira, compensa com uma «grande componente musical e coreográfica»; está ainda prometida uma produção com um «grande impacto visual, cénico e tecnológico». Ao todo, são nove personagens em palco, numa peça que tem a duração de cem minutos, com «dois loops sequenciais da mesma estória».

©Arlindo Camacho
©Arlindo Camacho | A Morte do Corvo tem cem minutos; em cena, estão nove personagens.

O elenco é composto por catorze actores: Bruno Rodrigues, Celso Pedro, Ema Fonseca, Emanuel Arada, Gabriel Delfino Marques, Henrique Gomes, Leonardo Dias, Lia Goulart, Mariana Fonseca, Patrícia Borralho, Pedro Nuno, Rebeca Cunha, Sérgio Diogo Matias e Soraia Sousa; a encenação é de Ana Padrão e a direcção de coreografia é de Bruno Rodrigues. A Morte do Corvo fica em cena até 31 de Março de 2023, com sessões às Quartas, Quintas, Sextas, Sábados às 21 horas; e Domingos às 17.

Os bilhetes estão à venda na TicketLine com dois preços: 38 e 60 euros (com acesso a um bengaleiro exclusivo, acesso a uma sala VIP com oferta de uma bebida e direito a ver uma cena adicional e exclusiva) – há ainda um código de desconto de cinco euros que pode ser usado – BCORVOJAN; todos os pormenores sobre a história de A Morte do Corvo estão aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].