Spotify “português” em 2022: o que têm em comum Panda e Os Caricas, Ed Sheeran, Joana Marques e Ivandro?

O Spotify partilhou uma lista com várias curiosidades sobre os hábitos de consumo de música e podcasts dos utilizadores portugueses.

©Filipe Pelaquim

O Spotify deu a conhecer algumas curiosidades sobre os hábitos de consumo dos utilizadores nacionais em 2022: sabe qual é a banda mais ouvida quando estamos a conduzir?

Ed Sheeran. O músico irlandês é o mais ouvido por quem usa o Spotify durante viagens de automóvel, mas no top 3 está um nome inesperado: a “banda” infantil Panda e Os Caricas. O pódio fecha com os Coldplay.

Esta é uma das curiosidades partilhadas pelo Spotify na última semana do ano, depois de, no final de Novembro, já ter revelado as preferências dos utilizadores nacionais.

©Spotify / DR. | Ivandro
©Spotify / DR. | Ivandro tem três recordes no Spotify: artista nacional mais ouvido, a música mais “gostada” e a mais tocada (Lua), em 2022.

Ivandro foi o artista nacional mais ouvido (o tema Lua é a «música portuguesa com mais gostos no Spotify e mais vezes repetida entre os utilizadores nacionais») e The Weeknd foi o que teve direito a mais ‘plays’, de forma absoluta.

No Spotify, em 2022, o podcast Extremamente Desagradável, de Joana Marques, foi ainda o mais ouvido em todas as plataformas, mas nas consolas de jogos, o “vencedor” foi Pedro Teixeira da Mota com o seu ask.tm.

©Spotify / DR. | ASK TM
©Spotify / DR. | O podcast de Pedro Teixeira da Mota foi o mais ouvido em consolas de jogos.

Em relação às artistas portuguesas da iniciativa Equal, Bárbara Bandeira conquistou a preferência dos utilizadores nacionais e foi mesmo a 12.ª mais ouvida em todo o mundo. Já Drenchill, Tom Enzy, Elvis Drew e Maro (que representou Portugal no festival da Eurovisão) foram os «artistas portugueses mais exportados».

Na lista de curiosidades do Spotify está ainda Sábado, como o dia em que a app é mais usada a nível nacional; e a música Heat Waves (Glass Animals) como a «mais partilhada nas redes sociais». A app diz ainda que altura preferida do dia para ouvir música é o final da tarde, mais concretamente às 17 horas.

Finalmente, temos o estilo de música que reúne a preferência dos portugueses: «Há uma escolha clara, em todas as regiões: o pop», conclui o Spotify.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].