Espécie: este restaurante vegetariano do Porto tem Bife de Aipo e… KFC

O objectivo do Espécie é conquistar os não-vegetarianos.

©Espécie | The Foodies Club
©Espécie | KFC - Korean Fried Cauliflower

Com um conceito criado por Marta Almendra (Grupo Cruel), o Espécie é um restaurante vegetariano para não-vegetarianos. Na cozinha está o chef João Pupo Lameiras.

Tem uma «decoração vintage, dois pisos e esplanada nas traseiras, com pérgula e jardim vertical»; na carta, estão pratos inspirados nos sabores do mundo «com uma pitada de ousadia» de João Pupo Lameiras, um chef que já conhecíamos do LSD e da Casa de Pasto da Palmeira.

O Espécie é o novo vegetariano do Porto, em que a ousadia não está só na carta: segundo Marta Almendra, responsável pelo conceito, o objectivo deste restaurante é conquistar os «não-vegetarianos».

Nas entradas estaria uma das opções mais surpreendentes para um restaurante vegetariano, mas não passa de uma brincadeira com as palavras: há KFC, mas não é a marca de restaurantes de fast-food. O que o Espécie serve é Korean Fried Cauliflower, couve-flor coreana frita com molho picante coreano, sésamo e ceboleto.

©Espécie
©Espécie | O Bife de Aipo

Entre as outras sugestões para começar a refeição estão a Sopa de Milho (fria ou quente), o Crostini de Alcachofras (com tofu batido, limão, rúcula, tomate e ervas), o Pastel de Massa Tenra (queijo, cebola e pimento, com dip de iogurte e ervas) e os Tomates Bombom com Pepinos Marinados.

Para prato principal, João Pupo Lameiras sugere a Moqueca de Quiabo, Algas e Mini-Milhos, um Bife de Aipo Bola Assado e Caramelizado, um Caril de Feijoca e Batata-doce, o Schnitzel de Beringela ou a Pastilla Marroquina de Jaca Verde.

A terminar, três sobremesas em destaque: Banana Frita e Paçoca, Tarte de Chocolate com Gelado de Pistácio e Arroz Doce com Côco.

O Espécie fica na Rua da Picaria (no antigo espaço da Taqueria Illegal) e tem dois horários, consoante dos dias da semana: das 12:30 às 23 horas (Segunda a Quinta-Feira); e das 12:30 à meia-noite (Sexta-feira e Sábado). As reservas podem ser feitas pelo 967 336 147.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].