Academia Portuguesa de Cinema junta-se à Netflix para encontrar novos argumentistas

O objectivo é «descobrir o trabalho de argumentistas emergentes, através de um programa de desenvolvimento de escrita no formato de residências».

©Jakob Owens
©Jakob Owens

Depois do concurso do Instituto do Cinema e do Audiovisual e da Netflix para apoiar a escrita de séries e documentários, chega o Pitch Me!.

Em Abril de 2020, o Instituto do Cinema e do Audiovisual e a Netflix anunciaram uma iniciativa conjunta para promover o desenvolvimento de ideias de novas produções nacionais. Uma das vencedoras foi Rabo de Peixe, que chegou a ser a sexta série mais vista de todo o mundo, nesta plataforma.

Agora, chega mais uma convocatória na mesma linha: a Pitch Me!, criada em conjunto com a Academia Portuguesa de Cinema (APC). O objectivo é «descobrir o trabalho de argumentistas emergentes, através de um programa de desenvolvimento de escrita no formato de residências».

A Netflix a APC prometem «oferecer aos autores dos projectos seleccionados uma oportunidade de colaborar e desenvolver as suas ideias, orientados por uma equipa de profissionais – argumentistas, mentores e script doctors».

O Pitch Me! tem ainda um foco em temas específicos: quer centrar-se em histórias de pessoas com diversidade étnica/cultural, diversidade sexual e de género, diversidade funcional, pessoas de contexto socioeconómico desfavorecido».

As inscrições estão abertas até 7 de Setembro, no site oficial da APC, onde também estão todos os dados sobre esta convocatória.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].