Academia Portuguesa de Cinema escolhe o filme que pode representar o País nos Óscares 2023

O filme conta a história de Salomé, uma menina filha de emigrantes portugueses em França que vem todos os anos passar as férias de Verão com a sua avó.

O filme português que vai entrar na corrida para os Óscares 2023 ainda não estreou em Portugal e foi a primeira longa-metragem da realizadora Cristèle Alves Meira.

A Academia Portuguesa de Cinema (APC) já escolheu o filme que pode vir a representar o País nos Óscares 2023. O sucessor de A Metamorfose dos Pássaros é Alma Viva, de Cristèle Alves Meira, que assina aqui a sua primeira longa-metragem.

Alma Viva ganhou a corrida a Lobo e Cão, Mal Viver, Restos do Vento e Salgueiro Maia – O Implicado (um filme que pode ser visto na HBO Max); o filme estreou-se na Competição da Semana da Crítica do Festival de Cannes deste ano, mas ainda não chegou aos cinemas nacionais – isto só acontece a 3 de Novembro.

Na sua primeira longa-metragem, Cristèle Alves Meira conta a história de Salomé, «uma menina filha de emigrantes portugueses em França que vem todos os anos passar as férias de Verão com a sua avó, com quem tem uma forte ligação afectiva e espiritual», descreve a APC.

Filmado na região de Vimioso (Norte de Portugal), o filme conta no elenco com Lua Michel, Jacqueline Corado, Ana Padrão, Ester Catalão, Duarte Pina e Nuno Gil.

Agora, Alma Viva vai ter de convencer o júri da Academia de Cinema dos EUA para conseguir um lugar entre os filmes nomeados, que entram, efectivamente, na corrida para o Óscar de Melhor Filme Internacional. A cerimónia acontece no dia 12 de Março de 2023.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].