©Tyler Casey
©Tyler Casey

Netflix: ICA anuncia os filmes portugueses que ganharam o concurso de apoio à produção

O Instituto do Cinema e do Audiovisual revelou os dez filmes que vão ter apoios Netflix totais no valor de 155 mil euros.

Em Maio, para ajudar a dinamizar o cinema português, a Netflix e o ICA juntaram-se para criar um concurso de apoios cujos prémios eram financiamentos à produção. Quase três meses depois, conhecem-se os resultados.

Há cinco filmes que recebem um apoio de 25 mil euros cada (125 mil euros) e mais cinco que vão ter direito a seis mil euros (um total de trinta mil euros). Nesta lista de dez filmes há apenas dois documentários (um deles é realizado por Vhils), todas as outras histórias são ficção. Aqui ficam as listas:

FILMES COM APOIO DE 25 MIL EUROS
Finisterra (Guilherme Branquinho e Leone Niel – ficção);
My Name Is Jorge: A Redemption Story (Sofia Pinto Coelho – documentário);
Chefe Jacob (Raquel Palermo e João Lacerda Matos – ficção);
Rabo de Peixe (Augusto Fraga, Marcos Castiel e André Szankowski – ficção);
Victoria (Dinis M. Costa – ficção).

FILMES COM APOIO DE 6 MIL EUROS
Barranco dos Cegos (Luís Filipe Rocha – ficção);
Cleptocracia (João Brandão – ficção);
Paradoxa (Luísa Costa Gomes – ficção);
Paredes Brancas, Povo Mudo (Vhils, André Costa, Catarina Crua e Ricardo Oliveira – documentário);
This is Not a Kanga (João Nuno Pinto, Fernanda Polacow e Bruno Morais Cabral – documentário).

Lembre-se que filmes foram seleccionados por um júri composto por Isabel Lucas, Jorge Paixão da Costa, Luís Proença, Possidónio Cachapa e Verónica Fernandéz e que os critérios principais de avaliação foram a «qualidade da ideia principal do argumento» e a «a qualidade do desenvolvimento da escrita do referido argumento». O regulamento deste concurso pdoe ser relembrado aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].