Listen é o filme mais visto em Portugal desde a estreia e o segundo com mais box office em 2020

@Bando à Parte / Pinball London
@Bando à Parte / Pinball London

A história de uma família portuguesa em Londres, e a quem os serviços sociais querem retirar as crianças, está a conquistar o público nacional. Listen é um sucesso de bilheteira.

O filme de Ana Rocha de Sousa, com Lúcia Moniz e Ruben Garcia nos papéis principais, conseguiu levar mais de quinze mil espectadores às salas de cinema em apenas uma semana de exibição – está em quase sessenta salas em Portugal continental e ilhas.

Listen conta com 15 527 bilhetes vendidos e uma receita bruta de quase 86 500 euros, revelou a NOS Audiovisuais, a distribuidora do filme, em Portugal (os dados são diferentes dos comunicados pelo ICA, uma vez que são apurados em tempo real). Isto é suficiente para ocupar o primeiro lugar do pódio semanal, onde estão ainda Ava e Greenland, com oito e cinco mil espectadores, respectivamente.

Mas Listen vai mais longe: apenas com uma semana nas salas, este filme é mesmo o segundo português mais visto em 2020 – à frente tem apenas o Filme do Bruno Aleixo (estreou em Janeiro), com quase 24 mil espectadores e uma receita de cerca de 130 mil euros. O terceiro é O Ano da Morte de Ricardo Reis (onze mil espectadores e sessenta mil euro de receita).

O filme de Ana Rocha de Sousa foi o grande vencedor do Leão do Futuro no Festival de Cinema de Veneza e ganhou mais quatro prémios: o Bisato D’oro (para melhor realização), o Arca CinemaGiovani (primeira obra), o Sorriso Diverso (pelo impacto social da história) e o de Melhor Filme dado pelos críticos de cinema independentes de Itália.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].