Boca Linda: «Em Portugal, não havia um restaurante que representasse verdadeiramente a gastronomia mexicana»

Mas, afinal, o que é que o Boca Linda traz no menu que justifique toda esta confiança? Guacamole com gafanhotos?

©Gabriell Vieira
©Gabriell Vieira

A acreditar nas palavras do proprietário, Alejandro Gonzalez-Duran, Lisboa (e Portugal) têm finalmente um verdadeiro restaurante mexicano: o objectivo é mostrar como se come verdadeiramente neste país da América do Sul.

O Boca Linda «promete representar a verdadeira alma mexicana», traz para Lisboa os «segredos mais bem guardados do México», quer «mostrar uma realidade cheia de sabor», levar os clientes a «fechar os olhos e a serem automaticamente transportados até ao México e vai «respeitar «gastronomia mexicana, sem a reduzir a um lugar-comum».

Para um restaurante que quer «fugir dos estereótipos, sem cair nos clichés», a descrição do Boca Linda não deixa de ser irónica – na verdade, sempre que abre um novo restaurante (seja mexicano ou não), o conceito é o mesmo: autenticidade e respeito pelos ingredientes. Na cozinha, está o chef Marco Margain, primo do proprietário.

©Gabriell Vieira - Boca Linda Sala
©Gabriell Vieira | A sala do restaurante tem mesas e lugares ao balcão.

O Boca Linda e a concorrência

Em Lisboa fica assim (mais) um restaurante mexicano que vai lutar para de diferenciar num mercado que , claro, conta com vários clichés, como o La Siesta (em Algés), Coyo Taco (Cais do Sodré), os Guacamole ou o Mex Factory (LX Factory).

Contudo, há bons exemplos de mexicanos mais “autênticos” em Lisboa, estes sim, na mesma luta (em princípio) com o Boca Linda: Carnal, Vera Cruz ou o Paloma Negra, entre outros; no Porto, destaque para o Frida e o Sicario. Contudo, Alejandro Gonzalez-Duran acredita que, em Portugal, «não havia um restaurante que representasse verdadeiramente a gastronomia mexicana, sem cair nos clichés».

©Gabriell Vieira - Boca Linda Chapulines
©Gabriell Vieira – Os chapulines, pequenos gafanhotos mexicanos, são o topping do guacamole.

Guacamole com gafanhotos entre os clássicos

Mas, afinal, o que é que o Boca Linda traz no menu que justifique toda esta confiança? Desde logo, a «gastronomia tradicional das várias regiões do México», diz Alejandro Gonzalez-Duran, embora «reincarnada na cozinha contemporânea» – o que não deixa de ser um cliché usado por vários restaurantes.

Isto aparece reflectido, por exemplo, nas tortilhas de maíz (milho), que também acabam por estar em todos os outros restaurantes mexicanos. Depois, há Esquites, «uma das street foods mais famosas do país», Guacamole servido com uma variedade de pequenos gafanhotos desidratados (chapulines), Pico de Gallo y Totopos de la Tierra e Tremocos con Chile.

Tacos, quesadillas, ceviches, tostadas e ensaladas são sugestões crónicas deste tipo de restaurantes e que também podem ser pedidas no Boca Linda, com várias declinações: nas tostadas, por exemplo, há versões com «atum, peixe, polvo e camarão», sempre com duas unidades; nos tacos, há oito opções.

©Gabriell Vieira - Boca Linda Trompo
©Gabriell Vieira | O Trompo tem algumas semelhanças com a forma como a carne é feita em restaurantes de kebab: é cozinhada num espeto e cortada em pequenas “lascas”.

Carne no espeto a fazer lembrar os kebabs

O Boca Linda destaca ainda o Trompo, «carne assada durante horas» num espeto, muito parecido com o que vemos num restaurante de kebabs, depois usada em «tacos ou para a gringa». No menu há ainda pratos para partilhar como o «Tuétano, o Pulpo e a Arrachera» e um que, segundo proprietário, é servido «pela primeira vez em Portugal»: o Pescado Bicolor, com peixe e dois tipos de salsas – verde e vermelha.

Finalmente, nas sobremesas, temos Dulce de Calabaza, Pan de Elote, Tarta de Higo e Brownie de Chocolate Picante; nos cocktails, há mais “habitués” do México: Mezcal, Michelada e, claro, Margaritas.

Para fazer uma reserva no Boca Linda, pode usar o número 937 041 918, mas apenas de Quarta a Domingo e para jantares, já que o horário é entre as 18:30 e a meia-noite; o restaurante fica no 92 da Calçada Marquês Abrantes, mesmo por trás do Largo de Santos.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].